A transformação digital tem moldado ainda mais como as pessoas realizam suas operações financeiras!
A compra e venda de mercadorias sempre esteve presente em nossas vidas. Desde o início dos tempos, ainda nos primórdios da humanidade, as pessoas começaram a perceber que para ter algum produto diferente seria necessário dar outro em troca.
Foi assim que desenvolveram o princípio da reciprocidade. Pessoas que cultivavam vegetais, trocavam carne com os caçadores e vice-versa. Com o tempo, desenvolveram a moeda e assim foi criado o sistema de pagamento.
As pessoas precisavam dar a moeda para receber a mercadoria que queriam, e isso perdura até os tempos de hoje.
Com o mundo evoluindo todos os anos, essa tecnologia também foi melhorando. Podendo realizar essa transação por diversos meios, qual será o futuro dos pagamentos nessa transformação digital?
Pagamentos em Digital Banking
Antigamente, quando surgiam os primeiros bancos, pagamentos de contas eram efetuados em caixas físicos nas agências. Com a tecnologia evoluindo, houve uma transformação nesse setor também, podendo efetuá-los em um caixa eletrônico, até algumas horas da noite.
Na questão de compras efetuadas em lojas, eles poderiam ser realizados no dinheiro ou no cartão de crédito, ou débito.
Atualmente, não há nem a necessidade de sair de casa. Com a transformação digital, surgiram diversos bancos que permitiam que os pagamentos fossem feitos pelo seu celular, seja escaneando o código de barras ou digitando-o.
Esses meios foram evoluindo devido à demanda das pessoas por mais facilidade e praticidade para efetuar as suas transações. Com a evolução dos dispositivos móveis que, além de fazer ligações e mandar mensagens de texto, passaram a abrir aplicativos e se tornaram como um mini computador, que dá para carregar no seu próprio bolso.
Com isso, empresas de todos os setores, como o de vendas, por exemplo, passaram a desenvolver aplicativos para facilitar e trazer muito mais praticidade para que seus clientes efetuassem suas compras onde estivessem, sem precisar ir a uma loja física, podendo pagar no cartão de crédito ou gerar um boleto.
No entanto, a transformação digital do setor de pagamentos não parou por aí.
Pagamentos por código QR e PIX
Com a popularização dos bancos digitais, muitos deixaram de ir à agência física e começaram a realizar suas operações financeiras onde estivessem, seja em casa ou mesmo no trabalho.
Esse foi um dos pontos de partida para trazer mais transformação digital no setor bancário, principalmente no quesito de pagamentos.
Em novembro de 2020, o Banco Central, com a promessa de acabar com a demora para realizar transferências bancárias e as altas taxas para efetuar a operação, lançou uma tecnologia que precisou ser adotada por todos os digitais banking, o PIX.
Trazendo taxas grátis e muito mais agilidade nas operações, com ele é possível transferir ou fazer pagamentos quase que instantaneamente, demorando apenas 6 segundos para cair na conta do destinatário.
Além disso, essa transformação digital também permite que os pagamentos sejam feitos diretamente pelo celular, através de uma leitura de código QR. Para isso, a pessoa precisa entrar no aplicativo do seu banco, clicar em “pagamento via QR” e apontar a câmera do celular para o código, transferindo o dinheiro que está na sua conta para o destinatário.
Com isso, não há motivos para pânico ao esquecer o cartão em casa, pois pode pagar suas contas através de seu próprio celular.
Sendo assim, a transformação digital está ajudando cada vez mais no futuro dos pagamentos.
Equipe Diletta