7 tendências de tecnologia para o setor financeiro para 2023

A moeda não é mais física e comporta as inovações tecnológicas do ano que está por vir

Nos dias atuais, manter-se antenado em tendências de tecnologia de todos os setores faz toda a diferença entre aqueles que se destacam e os que são superados. É preciso entender toda a hierarquia de consumo para, assim, poder usar as tendências a seu favor. Pensando em te colocar ainda mais a par das inovações tecnológicas, nós, da Diletta Pay, listamos as 7 maiores tendências para o setor financeiro em 2023. Acompanhe conosco e boa leitura!

01 -Blockchain

Com a crescente necessidade de transparência, redução de custos e aumento de eficiência, as empresas financeiras do mundo todo estão se adequando ao Blockchain. O Blockchain é um banco de dados distribuído que permite transações com o maior nível de segurança, transparência e à prova de adulterações. Por não precisar de intermediários, reduz o custo operacional das transações.

02 – Inteligência artificial

Hoje em dia, quando precisamos falar com nosso banco de maneira rápida e prática, quem nos atende? Na grande maioria das vezes, são as chamadas Inteligências artificiais (IA) que dão os primeiros passos para solucionar um problema que nós temos. A praticidade e rapidez do atendimento automatizado faz com que o tempo de solução e os custos operacionais sejam reduzidos.

03 – Mobile Banking

A praticidade de conseguir ter o seu banco na palma da sua mão é uma tendência que já vem se consagrando há alguns anos. Recentemente, com a redução de custos que esse tipo de operação consegue produzir, são otimizados os valores gastos em demais setores. Com a modernização e a grande utilização da internet e smartphones, os bancos digitais se tornaram grandes oportunidades para empresas de todo mercado nacional.

tendências-de-tecnologia

04 – Pagamentos contactless

Os pagamentos contactless já fazem parte do nosso cotidiano. O pagamento contactless se faz presente quando usamos a aproximação dos cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos, sem a necessidade de digitar uma senha. Mas essa tecnologia está indo muito além disso! Com a presença de NFC em smartphones e smartwacthes, nem mesmo o cartão é necessário para concluir os pagamentos. Uma tecnologia que surgiu, inicialmente, para o carregamento de aparelhos sem a necessidade do cabo.

05 – Cibersegurança

Com o grande uso da tecnologia para otimizar o cotidiano, a segurança precisa seguir a mesma proporção. Utilizando de softwares de verificação em dois fatores, armazenamento em nuvem com criptografias e servidores de contingência, randomizadores e geradores de senhas aleatórias para dificultar a vida de hackers.

06 – Experiência do cliente

Grandes empresas do setor alimentício já utilizam dessa pauta para fidelizar e manter seus clientes sempre por perto. Agora, no setor de tecnologia, isso tem sido uma grande diferença para empresas que cuidam do LTV (lifetime value – tempo de vida do cliente). Proporcionar para um cliente uma experiência única desde o primeiro momento. Gera reciprocidade e traz o cliente para perto.

07 – Análises e Big Data

Big Data é a compilação e análise do perfil comportamental de maneira analítica do seu cliente. Com a análise das informações captadas por inteligência artificial, fica muito mais fácil de entender e de como tratar o cliente da sua empresa. Desde horários que ele mais provavelmente verá seu e-mail, até tipos de notificação personalizada do aplicativo do seu banco de investimentos.

Gostou? Então siga a Diletta Pay nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre segurança e bancos digitais!

Equipe Diletta Pay

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco