Você sabe o que é uma Software House? Acompanhe conosco e conheça a solução para sua empresa se tornar uma Fintech!
O que é uma Software House?
O termo Software House diz respeito a uma empresa responsável por planejar, desenvolver e comercializar todos os projetos que envolvem algum tipo de desenvolvimento de software.
Entretanto, trabalham com demandas específicas, oferecendo um desenvolvimento personalizado de acordo com o seu público.
Como funciona uma Software House?
Por se tratar de um nicho de trabalho mais personalizado, cada Software House costuma atender apenas um público específico, se aprofundando nas necessidades que o nicho tem.
Por exemplo, existem empresas focadas apenas no desenvolvimento de softwares para restaurantes ou logística.
A Software House é responsável por desenvolver tudo: desde o site até os aplicativos, bem como os sistemas de automatização de processos.
A importância de uma Software House
As software houses são importantes pelo seu grau de peculiaridade no desenvolvimento de projetos.
Com o foco em um setor, se torna capaz de sempre encontrar soluções ainda melhores à medida que tem sucesso ou fracasso nos desenvolvimentos para aquele nicho.
Sendo assim, vai muito além de desenvolver, mas também de buscar sempre o melhor do desenvolvimento.
O que é uma Fintech?
O termo Fintech é a junção das palavras em inglês financial e technology, o que leva ao conceito de “tecnologia financeira”, em português. Trata-se de empresas que desenvolvem soluções, produtos e serviços financeiros totalmente digitais.
Em uma visão geral, logo que essas empresas começaram a ganhar destaque e a ocupar espaço no mercado de serviços financeiros, os bancos tiveram a percepção de que a atuação das fintechs geraria impacto significativo nas suas atuações.
O envolvimento do Banco Central foi a chave para as empresas deste segmento expandirem suas operações aqui. Alguns dos principais benefícios gerados por elas são:
- aumentar a concorrência e a eficiência do mercado de crédito;
- gerar rapidez e celeridade nas transações;
- diminuir a burocracia no acesso ao crédito;
- criar condições para reduzir o custo do crédito;
- promover inovação para o setor financeiro;
- facilitar o acesso ao Sistema Financeiro Nacional.
Tornar-se uma FinTech auxiliará a sua empresa a crescer ao entrar no mercado de serviços financeiros, pois você conseguirá atender seu público de forma direcionada, ajudando-os a sanar certas dores relacionadas a este tema.
Mas afinal, qual a solução para a empresa se tornar uma Fintech?
Antes de pensar em como tornar a sua empresa uma Fintech, você precisa de fato entender o real motivo de fazer isso.
É importante viabilizar a inovação, contar com dinamismo, agilizar processos e desburocratizar. Encontre sócios e parceiros conforme necessário, planeje, desenvolva estratégias e permita que ideias sejam executadas.
1. Entenda o mercado
O que o público em geral precisa e como eles oferecem essa solução? Através de estudos, pesquisas e comunicação com os consumidores, conhecemos todas as nossas necessidades e expectativas e procuramos sempre atendê-las.
Quem é seu público, o que ele precisa e como sua fintech pode resolver essa necessidade? A segmentação pode limitar o alcance, mas aproxima e aumenta a conscientização.
Além disso, você precisa conhecer os regulamentos legais impostos pelo Banco Central. Se precisar pedir ajuda para entender um assunto que não domina, não perca tempo.
2. Foque em tecnologia
Há diversos caminhos que podem ser seguidos na hora da sua empresa se tornar uma Fintech. Uma das soluções mais relevantes que empresas de outros segmentos, como serviços financeiros e serviços bancários, podem oferecer é a Plataforma White Label.
Por meio dela, as empresas podem inserir sua identidade de marca em soluções prontas que atendem às necessidades de seu público-alvo. Porém, essa não é a única opção. Outra possibilidade é, por exemplo, recodificar completamente a solução.
Nesses e em outros casos, é imprescindível buscar a orientação de uma empresa de tecnologia que tenha experiência em FinTech e conheça todas as regulamentações necessárias para dar suporte a esse processo.
3. Decida se deseja uma solução do zero ou contratar uma solução pronta para uso
Como mencionado, sua empresa pode desenvolver um código próprio desde o início ou contratar soluções de fornecedores do mercado. Neste ponto, é importante contratar um consultor técnico para determinar a opção mais econômica.
Importante ressaltar que uma assessoria em tecnologia para Fintechs consegue oferecer conhecimento e experiência, velocidade de desenvolvimento, redução de custos, melhores resultados em menos tempo e níveis de segurança mais altos, entre outros benefícios.
Agora que você conhece mais sobre Software House, bem como tornar a sua empresa uma Fintech, poderá fazê-lo com muito mais tranquilidade. E se você busca soluções em tecnologia de pagamentos, fale com a gente!
Equipe Diletta Pay