
Os serviços financeiros digitais estão cada vez mais acessíveis. Entenda como o Brasil tem avançado nesse aspecto.
Em diversos países do mundo, a inclusão financeira tem sido um tema bastante discutido. Diante do avanço tecnológico e consequente digitalização da economia, governos e empresas buscam formas de possibilitar o acesso bancário com mais facilidade e praticidade, e nesse desafio o Brasil tem se destacado.
Quando o assunto é implementação de novas tecnologias financeiras, nosso país tem adotado importante posição. Muitas fintechs vêm sendo criadas para oferecer soluções inovadoras e atender às necessidades da população, principalmente a parcela desbancarizada. Com isso, muitas pessoas passam a contar com diferentes serviços financeiros digitais, como crédito, contas e investimentos.
Para você entender um pouco mais sobre o papel do Brasil nesse cenário, preparamos este artigo com as principais informações a respeito do tema. Confira!
O papel da tecnologia na inclusão financeira no Brasil
No Brasil, muitas pessoas ainda não possuem conta bancária, não utilizando os diversos serviços básicos e sem a possibilidade de realizar empréstimos ou financiamentos. Falta de acesso à internet e dificuldades de lidar com as ferramentas tecnológicas são alguns dos desafios, porém com todas as inovações que surgem, o cenário tende a mudar.
Várias novidades têm permitido a inclusão, como a ampliação no uso dos dispositivos móveis, que já são uma realidade para a maioria dos brasileiros. Além disso, melhorias vêm sendo implantadas para potencializar ainda mais a conectividade e torná-la mais facilitada para todos. Há, ainda, novos serviços financeiros digitais que atraem cada vez mais usuários, como o Pix.

O impacto das fintechs na inclusão financeira
Por oferecer soluções inovadoras e bastante acessíveis, as fintechs têm contribuído grandemente para a inclusão financeira no Brasil, o que foi potencializado ainda mais no período da pandemia. Por meio das startups financeiras, as pessoas encontraram menos burocracia e serviços com menor custo, pois as tecnologias avançadas trazem essa possibilidade.
Dessa maneira, os desbancarizados de diferentes classes sociais encontram a oportunidade de utilizarem os serviços com mais facilidade, cadastrando-se sem grandes exigências. Além disso, a chance de poder realizar todas as transações pela internet, com muita praticidade, favorecem esse desenvolvimento.
Os desafios da inclusão financeira no Brasil
Mesmo com todos os esforços e avanços tecnológicos, a inclusão financeira encontra alguns desafios no país, dentre os quais estão a falta de educação financeira. Muitas pessoas ainda têm dificuldades em administrar suas finanças e acabam se endividando ou não conseguindo aproveitar os benefícios da inclusão financeira.
Outra questão que também impossibilita um avanço mais rápido com relação à inclusão de serviços financeiros digitais é a infraestrutura de internet limitada em algumas áreas do país. Há também os aspectos de segurança, o que levanta a necessidade de medidas eficazes para evitar ataques cibernéticos.
Apesar dos desafios, as novas tecnologias têm permitido que o Brasil avance cada vez mais no que diz respeito à inclusão em serviços financeiros digitais. Dessa maneira, um número maior de pessoas conseguem acessar as mais diversas soluções bancárias por meio das fintechs, o que também estimula a concorrência no mercado das finanças.
Saiba mais sobre nossos serviços e conheça os benefícios de tornar a sua empresa em uma fintech. Baixe agora mesmo nosso infográfico.
Equipe Diletta Pay