A revolução tecnológica no sistema bancário está trazendo muitas vantagens para empresas de todos os setores.
Estamos diante de uma revolução. Essa frase é comumente falada, principalmente quando o assunto tem a ver com tecnologia, pois quando ela avança, não dá passos e sim saltos gigantescos.
Desde a década de 80 e 90, essas tecnologias estão crescendo em um nível muito alto, sem nenhuma queda desde a década de 1990. Muitas coisas que só víamos em filmes futuristas, já estão em completo funcionamento e usamos diariamente.
Podemos ter acesso a carros que andam sozinhos, computadores que cabem no bolso das nossas calças, onde podemos realizar compras pela internet, jogar e fazer uma série de atividades. Mas além de tudo isso, além de robôs que conversam como humanos, automóveis que impedem acidentes, dentre tantas outras coisas, também tivemos uma grande revolução tecnológica no setor bancário.
A evolução dos bancos em algumas décadas
Desde a idade média, os bancos são muito importantes para guardar dinheiro e realizar troca de moedas. Essa tradição vem se estendendo até agora, mas claro, com uma grande evolução.
Há algumas décadas, nessas instituições financeiras as pessoas já podiam realizar diversas transações, como transferências, depósitos e pagamentos, inclusive por cartões de crédito ou débito, mas existiam grandes bancos que dominavam o mercado, então os juros continuavam aumentando.
Contudo, há alguns anos, isso começou a mudar. Com a evolução da tecnologia e a popularização dos dispositivos celulares, começaram a ser desenvolvidas instituições financeiras que funcionam totalmente online, sem precisar de uma agência física.
Conhecidos como bancos digitais, essa tecnologia trouxe mais agilidade, praticidade e muito menos burocracia para os usuários e clientes realizarem suas operações financeiras, causando uma grande revolução tecnológica no sistema bancário, no entanto, não é só isso que revoluciona o setor.
Importância dos pagamentos na revolução no sistema bancário
Os bancos não foram as únicas coisas que evoluíram nas instituições financeiras. Os pagamentos também. Antigamente, eles eram efetuados somente em notas e moedas, mas hoje, você pode pagar suas contas tanto nessa modalidade, como por cartões e até online, através do aplicativo de seu banco.
Além disso, outro meio de pagamento que surgiu com essa nova revolução tecnológica no sistema bancário é o instantâneo, também conhecido como PIX.
Fazendo todas as operações de transferência e pagamentos, essa tecnologia trouxe muito mais agilidade e praticidade para a vida dos usuários.
Agora, mesmo que eles esqueçam o cartão em casa, podem realizar esse procedimento financeiro diretamente pelo celular, através de um código QR, além de ter um custo zero e podendo ser realizado 24 horas. Para ter uma ideia do quão ágil ficou, é possível cair o dinheiro na conta do destinatário em até 6 segundos.
Como está sendo a revolução tecnológica no sistema bancário com essas novas tecnologias?
A tecnologia está revolucionando diversos setores da sociedade. Muitas pessoas estão querendo cada vez mais praticidade e agilidade para realizar suas tarefas e as novas modalidades do sistema bancário estão proporcionando isso.
Com a revolução tecnológica no sistema bancário, os usuários estão podendo realizar não só pagamentos instantâneos diretamente pelo seu celular, precisando apenas de acesso à internet, mas também todas as principais operações financeiras de forma totalmente rápida e prática.
Os bancos estão evoluindo a cada dia e a tendência é que ela cresça ainda mais. Por isso, muitas empresas estão aderindo essa tecnologia e proporcionando os melhores processos financeiros para seus usuários e clientes. Faça como elas e alavanque os resultados do seu negócio! Fale conosco e conheça as soluções!
Gostou do conteúdo? Então siga a Diletta nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades das tecnologias no setor bancário e dos benefícios que elas trarão para você.
Equipe Diletta