O PIX é uma nova forma de realizar operações financeiras que está revolucionando o sistema bancário. Entenda mais sobre ele!
Todos os anos, a tecnologia tem evoluído a cada dia para trazer muito mais facilidade e praticidade para a vida dos usuários. Em diversos segmentos, muitas empresas desenvolveram e desenvolvem aplicativos e sistemas que atende as expectativas dos seus clientes quanto a isso, inclusive no setor bancário.
Muito forte no Brasil, os bancos têm crescido a cada dia e se adaptado a atualidade. Uma das maiores demonstração disso é o digital banking, onde nós temos o maior do mundo.
Por conta disso, o sistema bancário brasileiro quer atender cada vez mais as necessidades das pessoas, que muitas vezes ainda precisam ir a uma agência ou caixa eletrônico para sacar dinheiro, ver extratos e até pagar contas.
Com o intuito de trazer ainda mais praticidade e facilidade para os usuários, surgiu o PIX, mas você sabe para que ele serve?
Uma alternativa a notas e moedas
Geralmente, quando precisávamos pagar alguma conta ou realizar uma compra, íamos até o banco ou caixa eletrônico, sacava o dinheiro e realizávamos a operação. Com o tempo, o cartão foi se tornando cada vez mais popular e muitos pequenos e médios comércios começaram a aderir as maquininhas para aceitar esse tipo de pagamento, mas alguns ainda não.
Apesar de as maquininhas que passam cartões serem uma ótima alternativa para os clientes não precisarem utilizar notas, elas ainda não trazem muitas vantagens para os comerciantes, uma vez que eles precisam perder uma porcentagem de seus ganhos ao aceitar esse tipo de pagamento.
Para evitar que isso aconteça, o PIX pode ser uma ótima opção. Criado para facilitar e trazer mais praticidade para a vida dos usuários, essa ferramenta permite que a pessoa transfira dinheiro 24 horas por dia através do seu dispositivo celular e o dinheiro cai em segundos.
Assim, acaba se tornando uma ótima alternativa para os comerciantes, pois não há taxação para que essas operações sejam feitas.
O PIX realiza transferências gratuitas
Outro grande benefício dessa nova tecnologia são as operações bancárias. Antes, para transferir algum dinheiro, caso a conta não fosse do mesmo banco que o nosso, precisava pagar uma taxa de transferência, além de poder realizar essas operações apenas de segunda a sexta-feira e podia demorar até dois dias para cair.
A nova tecnologia também revolucionou essa questão. Como citado acima, com o PIX é possível realizar transferências 24 horas por dia, todos os dias da semana e ainda para qualquer banco, em segundos, acabando com a demora e trazendo taxas gratuitas para realizar seus serviços financeiros.
Pague mesmo sem cartão por perto
Uma das vantagens que o PIX traz para seus usuários também é a possibilidade de ele poder realizar algum pagamento, mesmo que esqueceu o celular em casa.
Isso acontece porque uma novidade que essa tecnologia trouxe para muitos bancos foi a de realizar esses tipos de operações através de um código “QR”. Assim, quando a pessoa esquecer o cartão em casa, ela pode pegar o celular, abrir o aplicativo do banco e escanear o código “QR”, e o valor será descontado automaticamente da sua conta.
Facilidade na hora de transferir
Outro grande benefício da nova tecnologia é que tem muito mais facilidade para realizar transferência. A pessoa pode cadastrá-lo não só gerando um número criptografado, mas também no e-mail, telefone ou outros.
Assim, ao invés de precisar ficar passando o número da agência e conta para a pessoa realizar a transferência, ela pode transferir precisando somente do seu número de celular ou e-mail.
Equipe Diletta