Como o PIX vem diminuindo o uso do dinheiro em espécie.

Devido a todos os seus benefícios, o PIX tem ganhado cada vez mais espaço. Veja como ele vem substituindo o dinheiro em espécie.

Você já percebeu como o PIX tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. As facilidades trazidas pela opção tornaram os pagamentos mais práticos e com custo menor tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Quando comparado com outros tipos de transferência, ele se mostra bem mais vantajoso. Seus benefícios têm transformado a maneira como as transações financeiras são realizadas, trazendo mais agilidade, disponibilidade, melhor controle de caixa e mais rapidez nos processos de venda.

Mas de que modo o PIX vem diminuindo o uso do dinheiro em espécie? Continue sua leitura e entenda!

PIX: uma maneira eficiente de realizar pagamentos

O PIX é uma forma de pagamento instantâneo. Foi criado pelo Banco Central para tornar as transações financeiras mais rápidas. Por meio dele, é possível fazer transferências em 10 segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Com esse sistema, há uma comunicação rápida, eficiente e segura entre as instituições financeiras. Isso é possível porque o processo ficou menos burocrático, uma vez que o Banco Central eliminou a necessidade de intermediários nas transações. 

Assim sendo, os provedores de serviço de pagamento do pagador e do recebedor se conectam diretamente ao Banco Central, que fica responsável por mediar as duas partes. Então, seu sistema de pagamento instantâneo entra em ação e realiza a liquidação bruta em tempo real.

PIX-e-dinheiro-em-espécie

Crescimento do PIX evidencia as suas vantagens

Devido a sua rápida forma de funcionamento, o PIX se tornou o modo de pagamento preferido por quem quer realizar transações menos burocráticas. Por isso, seu crescimento ganha destaque e mostra o quanto ele tem a oferecer benefícios.

Dentre os principais motivos pelos quais essa modalidade de pagamento conquistou o público, podemos destacar a praticidade nas movimentações financeiras. Com isso, os pagamentos são efetuados com mais facilidade e aumenta-se a possibilidade de efetivação de compras. Além disso, não há limites de operações, pessoas físicas não pagam taxas e é um sistema de fácil utilização.

Por que o PIX diminuiu o uso do dinheiro em espécie

Por estar presente em diversos tipos de transações financeiras, o PIX diminuiu o uso do dinheiro em espécie em diversos momentos. Nas transferências bancárias, compras, pagamentos, entre tantas outras operações, ele vem se tornando o modo preferido na maioria dos casos. 

Além disso, segundo o relatório The Global Payments Report 2022, até 2024, o uso do dinheiro em espécie deve cair pela metade para pagamento em pontos de venda. Enquanto isso, o uso de carteiras digitais — aplicativo para armazenar dinheiro e dados financeiros — deve aumentar em 30%. 

Devido a sua facilidade de uso e demais benefícios importantes, o PIX conquistou consumidores e empresas. Além disso, outras opções de praticidade semelhante vão ganhando espaço e fazendo com que o dinheiro em espécie não seja mais a forma mais fácil de realizar pagamentos.

Portanto, o PIX vem diminuindo cada vez mais o uso do dinheiro em espécie, mas isso vem trazendo grandes facilidades para nosso cotidiano. Esse cenário mostra o quanto ter um banco digital próprio tem se comprovado como uma excelente oportunidade, facilitando ainda mais a estruturação financeira de todo o seu ecossistema. Aprenda mais sobre o assunto. Conheça sobre a revolução tecnológica no mercado financeiro.

Equipe Diletta Pay

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco