Os pagamentos instantâneos estão transformando o mercado financeiro. Saiba como!
Diariamente surgem novos aplicativos que visam revolucionar a forma como é feita nossas tarefas diárias. Muitos deles ajudam a resolver duas ou mais delas ao mesmo tempo, como é o caso dos aplicativos para pedir comida online, onde a pessoa pode efetuar o pedido, escolher o método de pagamento e pagar por ele.
Com isso, as pessoas começaram a perceber que isso traz muito mais praticidade para suas vidas e a demanda por novos aplicativos com métodos de pagamento online aumentou.
Devido ao surgimento dos bancos digitais, realizar operações financeiras se tornaram ainda mais fáceis, pois podem ser feitas diretamente pelo celular, bastando ter apenas acesso à internet.
No entanto, apesar de tudo isso, os pagamentos digitais ainda não eram instantâneos, pois quando alguém paga no cartão, seja de débito ou crédito, além de ter juros, pode demorar um pouco para cair, dependendo da empresa que fornece o serviço, podendo demorar até 30 dias.
Para melhorar a forma como os pagamentos são feitos e deixá-los de forma instantânea, o Banco Central lançou em novembro de 2020 uma nova tecnologia: O PIX, que ajudou não só nessa questão, mas pode ser um começo para diminuir o número de notas, mas você sabe como será a experiência dos usuários com essa nova tecnologia?
O que é o PIX?
Sendo um termo para denominar a modalidade de pagamentos instantâneos, o PIX é uma tecnologia que veio para revolucionar as operações digitais que são efetuadas pela internet, nos aplicativos dos dispositivos celulares.
Com ele, você cria uma chave, que pode ser seu e-mail, número de telefone ou outras, onde você pode utilizá-la para fazer ou receber transferências de forma instantânea, não demorando mais do que seis segundos e podendo ser realizada 24 horas.
Por esse motivo, muitos estabelecimentos comerciais já começaram a adotar essa tecnologia nos seus comércios, o que é uma ótima alternativa, pois não são cobrados juros ou imposto para receber essa transferência.
Além disso, na modalidade PIX também há outra forma de realizar pagamentos, através de um código QR, que pode ser lido pelo seu celular e descontado da sua conta na hora da compra.
Como será a experiência do usuário com o pagamento instantâneo se consolidando no mercado?
O assunto sustentabilidade vem sido debatido a bastante tempo nas reuniões mundiais. Encontrar novos meios para combater o desmatamento tem sido prioridade para diversos países, mas o que isso tem a ver com os pagamentos instantâneos?
Antes mesmo dos cartões de crédito e débito, as pessoas tinham que pagar por suas compras ou serviços contratados com notas e moedas, no entanto, havia um grande gasto para produzi-las.
Para ter uma ideia desse custo, a moeda de 1 centavo foi extinta justamente porque o preço para fabricá-la era muito maior do que o seu valor. Com essas novas tecnologias, o número de notas produzidas será muito menor, o que ajuda os cofres públicos.
Além disso, isso também impacta na ecologia e meio ambiente, uma vez que o papel é, vem do desmatamento de diversas árvores, devido à celulose, principal componente.
Em diversos países, como China, Estados Unidos e alguns da União Europeia, o uso de cartão já é muito maior do que de notas e moedas, e com as tecnologias de pagamento instantâneo, isso vai mudar ainda mais.
No país asiático, por exemplo, as pessoas já não utilizam nem cartão, pois todos os pagamentos podem ser realizados pelo celular, através de um código QR. No entanto, lá é dominado por duas empresas e não transitam notas entre elas.
No Brasil, muitas pessoas já utilizam mais o cartão do que as notas e moedas, mas temos diversas instituições, o que deixa tudo muito mais democrático. Assim, com o pagamento instantâneo sendo bem implementado no país, a experiência do usuário será afetada no quesito de poder escolher diversos meios para efetuar as suas compras, mas a tendência é que as notas caiam em desuso em alguns anos.
Gostou do conteúdo? Então acompanhe a Diletta nas redes sociais e confira todas as novidades sobre os bancos digitais e novos meios de pagamento. Aliás, o que você está esperando para aderir a essa tecnologia e oferecer as melhores soluções para seus clientes e usuários. Acesse nosso site e converse conosco!
Equipe Diletta