O Open Finance vai inovar o mercado financeiro. Entenda mais sobre esse conceito!
A transformação digital nos últimos anos está trazendo diversas mudanças para o mercado financeiro. Com novas ideias surgindo todos os dias, é essencial que você esteja atento e acompanhe cada uma delas para conseguir se manter e continuar tendo bons resultados nesse segmento.
No dia 13 de agosto de 2021, por exemplo, o Banco Central começou a segunda fase da implantação do Open Banking. Esse serviço financeiro vai permitir o compartilhamento dos dados dos clientes, como extratos e transferências, mediante a sua autorização, e cada fase desse projeto está sendo concluída com sucesso.
Com isso, a tendência é que a indústria financeira esteja cada vez mais aberta para que outros projetos, participantes e tecnologias façam parte desse mercado, para evoluí-lo ainda mais. No entanto, o que é Open Finance e como vai impactar todo o setor financeiro?
O que é open finance?
Como citado anteriormente, o open banking está trazendo grandes mudanças no mercado financeiro por permitir o compartilhamento de dados mediante a autorização do cliente. Isso acontece porque as operações vão ficar muito mais práticas e rápidas, podendo confirmar pagamentos de compras em pouco tempo. Esse modelo, inclusive, já é sucesso em países como Reino Unido e Singapura.
No entanto, por mais que seja importante, se restringe apenas ao compartilhamento de dados e informações relacionadas com serviços bancários tradicionais, como transferências, extratos, etc.
A Open Finance vai além, englobando ainda mais coisas, permitindo uma maior integração de dados, incluindo em seu escopo informações como previdência e até mesmo seguro, mas quais são os principais objetivos desse conceito?
Quais são os principais objetivos da Open Finance?
Esse conceito visa oferecer muito mais liberdade e autonomia para o cliente final. Através desses serviços, por exemplo, os processos para abrir uma conta podem ser menos burocráticos. Além disso, ele vai ter mais decisão sobre o que fazer dentro do sistema, podendo compartilhar seus dados bancários com a instituição que deseja, para facilitar suas operações.
Outro ponto importante é que, com a padronização do sistema de abertura de dados, as instituições financeiras também poderão criar serviços e produtos com muito mais qualidade, personalizados para atender as demandas dos consumidores, criando ofertas de maior valor agregado.
Além disso, também estimula a inovação e a desburocratização do mercado brasileiro. Através dessas tecnologias, empresas de todos os segmentos também podem oferecer serviços financeiros para seus clientes, sem precisar, necessariamente, se transformar em uma instituição financeira. Assim, todo o mercado vai ser fortalecido e os consumidores ganham com experiências muito mais relevantes.
O Open Finance também ajuda na criação de um ambiente bem mais transparente e seguro para os consumidores, governo e instituições. Isso porque, com a implementação da LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, o Bacen tem uma visão muito mais ampla do mercado e o cliente tem poder sobre muitas das operações. Com isso, podendo ter controle sobre suas informações, todo o processo fica ainda mais seguro.
Equipe Diletta