Há alguns pontos que você deve conhecer antes de montar sua Fintech. Mas, afinal, o que é uma Fintech? Uma Fintech é uma empresa, com foco em inovação, que visa fornecer serviços financeiros via utilização da tecnologia. É fato que a pandemia da COVID-19 gerou uma crise no setor da economia. Entretanto, em rumos opostos a isso, as Fintechs vêm crescendo de maneira exponencial. Pensando em orientá-lo melhor sobre uma Fintech, falaremos mais sobre ela abaixo. Acompanhe conosco!
Conheça o seu mercado
O primordial, para você montar uma Fintech é conhecer o seu mercado. Não poupe esforços. Contate especialistas, busque a especialização de uma assessoria segmentada e lembre-se a todo instante que a estrutura fundamental do seu negócio — Fintech — é a tecnologia.
Seu nicho identificado
Outro ponto importante é identificar o seu nicho. Assim que identificado, poderá dar início ao trabalho, de forma simplificada, pensando em soluções que otimizem a experiência do seu público-alvo.
O plano de negócios
Você já tem uma ideia definida, correto? Logo, é chegado o momento de fazer o seu plano de negócios, também de realizar uma análise dos custos envolvidos e observar as regulamentações que o setor exige.
Teste a sua ideia
Nada, absolutamente nada desabona a ideia de testar a sua. Sabe como? Desenvolvendo protótipos para realizar a testagem com esses grupos identificados, assim como procurando avaliar as possibilidades de melhorias antes que aconteça o lançamento oficial da sua Fintech.
Coloque a sua ideia em prática
Que a ideia é inovadora, sabemos. Aqui, saberemos também se é, além de tudo, lucrativa. Agora, não sabemos como colocá-la em prática. Mas fazê-lo é mais simples do que se possa imaginar.
Dentre as soluções disponíveis no mercado, há duas delas que são as mais buscadas e funcionais. Uma delas é a BAAS e a outra SAAS.
O significado de BAAS é Banking As A Service. O BAAS é uma tecnologia que possibilita a qualquer empresa, independentemente do ramo de sua atividade, oferecer produtos e serviços da área financeira.
Por sua vez, SAAS significa Software As A Service. Nele, a organização faz a aquisição de uma licença de utilização do software de um determinado fornecedor. Esse software é disponibilizado na nuvem, desenvolve as próprias soluções pertinentes à conta digital, cartões e PIX, exemplificando.
A recomendação do SAAS é direcionada para as empresas que já dispõem de uma certa estrutura e robustez, bem como estão realizando um investindo em melhorias na oferta dos serviços e produtos financeiros.
Agora você já sabe quais os principais pontos a serem observados antes de montar a sua Fintech e poderá abrí-la com muito mais tranquilidade. E caso você esteja em busca de soluções em tecnologia de pagamentos, não hesite em entrar em contato. Fale com a gente!
Equipe Diletta Pay