Você sabia que sua empresa agora pode oferecer serviços financeiros online? Entenda!
Há algumas décadas, para uma pessoa conseguir realizar seus processos financeiros, precisavam ir até uma agência ou um caixa eletrônico 24 horas, onde realizavam pagamentos, transferências, depósitos, investimentos, dentre outras operações.
Com o tempo, surgiu o conceito de internet banking, que era oferecido pelos principais bancos tradicionais para que as pessoas conseguissem fazer o que precisassem no sistema bancário, mas sem sair de casa.
Contudo, ainda assim, para abrir uma conta, era necessário ir até à agência física daquela instituição, levar os documentos, preencher uma série de burocracias e, depois disso, o usuário poderia realizar suas operações financeiras.
Por mais que essa solução tenha sido bastante eficiente, as pessoas precisavam de melhores, pois o deslocamento até o local para abrir a conta é inviável para uma grande parte da população, visto que elas só abrem em horário de expediente e as pessoas só têm apenas 1 hora de almoço.
Além disso, outro grande problema era que essas plataformas faziam parte de instituições bancárias tradicionais, ou seja, ainda tinham altas taxas para realizar os processos financeiros.
Com isso, algumas Startup’s começaram a criar um novo estilo de instituição bancária, 100% digital, e isso permitiu com que empresas de todos os setores possam oferecer serviços financeiros, mas como isso é possível?
Os bancos digitais das empresas
O desenvolvimento de bancos digitais permitiu também que surgissem startup’s que oferecem o serviço de Banking as a Service, como a Diletta.
Essas empresas, através de uma API, conseguem conectar o seu serviço bancário com outros negócios, permitindo que marcas de todos os segmentos possam oferecer serviços financeiros para seus clientes e usuários.
Com isso, elas podem reduzir os seus custos e despesas com bancos tradicionais, que cobram altas taxas e possuem muita burocracia, e ainda lucrar com essas operações financeiras, visto que pode ser cobrada uma pequena taxa para cada um dos serviços prestados.
Assim, muitas empresas sabem que agora podem oferecer para seus clientes a oportunidade de eles realizarem transferências, pagamentos, depósitos e até investimentos através da sua plataforma.
Mas como funcionam essas plataformas digitais?
Atualmente, existem diversos bancos digitais espalhados pelo mundo inteiro, sendo o maior deles o Nubank, criado no Brasil. Eles conseguem oferecer todas as operações que um tradicional pode fazer, no entanto, totalmente online, o que traz muito mais praticidade e agilidade.
Com as plataformas digitais de empresas de outro segmento, isso não é diferente. Integrando totalmente com a API de um Banking as a Service, os negócios conseguem oferecer aos seus clientes a possibilidade de realizar todas as operações citadas acima, além de pagamentos via PIX, como os bancos digitais, podendo ser feita com muito menos burocracias, muito mais agilidade, praticidade e o máximo de segurança, com sistemas de criptografias que dificultam ainda mais as invasões e ataques.
Gostou do conteúdo? Então siga a Diletta nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre bancos digitais e como eles podem ajudar na sua empresa!
Equipe Diletta