Os desafios para as fintechs em 2023

Saiba quais são os desafios das fintechs e como podem ser superados em 2023

Há alguns anos, as fintechs começaram uma transformação no mercado financeiro, tornando os serviços mais acessíveis para as pessoas e empresas e mudando a forma como as transações são realizadas. Essas mudanças vieram para facilitar o dia a dia e também para diminuir o número de desbancarizados.

No entanto, conforme essas startups financeiras ganham espaço, algumas mudanças passam a ser necessárias. Afinal, há um aumento da concorrência, necessidade de regulamentação mais rigorosa, mudanças nas necessidades das preferências dos consumidores, entre outras questões que levam a muitos desafios para as fintechs.

Entenda, neste artigo, o que essas empresas precisam fazer para se adaptar ao mercado. Confira os desafios para as fintechs em 2023.

Concorrência

Com a popularização das startups financeiras, um de seus principais desafios é manter a competitividade. Apesar das tendências de expansão do mercado e o surgimento de novas tecnologias, é preciso buscar um diferencial para se destacar, tanto diante de outras fintechs quanto em relação aos bancos tradicionais que, cada vez mais, buscam se adaptar a essas novidades. 

Cibersegurança

A cibersegurança é uma das grandes preocupações das empresas financeiras, pois, se ocorrer algum ataque, dados sensíveis dos clientes podem ficar expostos ou outros problemas desse aspecto podem surgir. Sendo assim, com o crescimento da digitalização, é necessário que haja grande investimento em tecnologias que ajudam a manter a segurança das fintechs, como medidas de autenticação, criptografia, monitoramento constante, entre outras. Por esse motivo escolher um parceiro confiável para o desenvolvimento da sua Fintech é fundamental.

desafios-para-as-fintechs

Demanda profissional

Outro grande desafio para as fintechs em 2023 é a demanda por profissionais qualificados. Devido ao rápido crescimento do setor financeiro digital, essa necessidade aumentou consideravelmente, no entanto, o número de profissionais preparados não acompanhou o ritmo. Por isso, as empresas financeiras precisam investir em capacitação de suas equipes para atender às diversas necessidades do negócio, como desenvolvimento de softwares, análise de dados, customer success, marketing, etc.

Regulamentação

Esse é um importante desafio para as fintechs, pois estar em conformidade com as normas é algo imprescindível para o sucesso de uma startup financeira. A falta de regulamentação pode gerar sérios problemas, como multas e danos à reputação da empresa. Além disso, novas regras entraram em vigor nos últimos meses, o que torna necessária a adaptação para garantir o andamento correto dos negócios, mantendo a segurança e qualidade dos serviços para a empresa e clientes.

Neste aspecto voltamos a ressaltar a importância da contratação de uma empresa especializada no setor, fornecendo segurança e a integração com parceiros regulamentados como os BaaS.

Preferência dos consumidores

Por fim, outro tema bastante importante é a forma com que os usuários enxergam as soluções oferecidas pelas fintechs e como as utilizam em seu dia a dia. Nesse sentido, as empresas precisam estar atentas, pois a preferência dos clientes vêm passando por mudanças. Ter um atendimento personalizado, com uso de tecnologia de ponta, rapidez e segurança é o que muitos buscam atualmente. Dessa maneira, as fintechs devem ter foco em entender essas necessidades e possibilitar uma boa experiência.

Muitos são os desafios para as fintechs em 2023, apesar disso, elas continuam tendo potencial de inovar o mercado financeiro e torná-lo mais acessível e personalizado. Ou seja, elas se mantêm oferecendo serviços eficientes e que levam muitas facilidades aos consumidores. Acesse nosso site e saiba como investir nesse tipo de negócio.

Equipe Diletta Pay

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco