A conta escrow tem se mostrado uma alternativa de segurança para quem deseja negociar altos valores.
Para conhecer os benefícios da conta escrow para fintechs, é preciso primeiro entender o que é a conta escrow. Trata-se de uma “conta controlada”, que é utilizada para realizar transações em grandes quantias, que podem ser consideradas de risco. Desta forma, este tipo de conta aliviaria os possíveis riscos.
A abertura da conta escrow implica num contrato em que as partes envolvidas no acordo estabelecem regras sobre as quais os valores serão investidos ou depositados, envolvendo um terceiro, chamado de agente ou depositário escrow, que irá agir como parte neutra da negociação.
O papel do terceiro, geralmente sendo uma instituição bancária, é de se responsabilizar pela administração, guarda e destinação dos ativos que serão depositados, seguindo as ordens definidas no contrato. Dessa maneira, possibilitando uma garantia maior de segurança para a negociação, já que todas as partes possuem garantia de que o valor será disponibilizado se todas as condições e etapas do negócio forem concluídas.
Benefícios da conta escrow:
Segurança
Devido aos riscos dos negócios serem altos quando tratam-se de aquisições e fusões de empresas, o escrow atua trazendo maior segurança jurídica, já que há acordos pré-estabelecidos na negociação.
Além disso, o contrato garante ao comprador o ressarcimento de eventuais prejuízos consequentes da imprecisão das informações efetuadas pelo vendedor.
Antecipação de recebíveis
Ao abrir uma conta, a empresa cede o direito de movimentação para uma securitizadora ou FIDC (Fundo de Investimento em Direitos de Créditórios), assim, os títulos de recebíveis são antecipados e ao cliente realizar o pagamento, será depositado na conta escrow.
Servindo assim, como uma garantia para que tenha um limite de crédito ampliado e possibilitando o acesso a uma quantidade maior de dinheiro para efetuar os objetivos.
Neutralidade de terceiros
A vantagem de poder contar com elemento neutro que intermedia a negociação, é que as partes envolvidas têm a garantia de que nenhum dos envolvidos tenha qualquer tipo de prejuízo financeiro, no caso de alguma das partes não cumprir o acordo estipulado.
Variedade das negociações
As negociações contendo uma conta escrow podem ser diversas, abrangendo transações imobiliárias, comércio internacional, renegociação de dívidas, fusões e aquisições. Abrindo um leque de possibilidades para quem deseja negociar.
Descubra como abrir uma conta escrow
Após a criação do contrato, contendo as regras e a definição do valor a ser depositado pelas partes envolvidas na negociação, é necessário escolher o agente de custódia que será neutro, como uma instituição, por exemplo. O agente será responsável pelos valores depositados na conta e cuidará de toda a negociação.
Por ser um processo que ocorre de forma prática e segura, possui garantias de ressarcimento e liquidez, sendo que o resgate do valor ocorre de uma maneira simples, já que o dinheiro está na “conta-caução”, não havendo problemas para ser retirado.
Conta escrow ligada a fintechs
A conta escrow se mostra uma opção muito eficiente para quem possui uma fintech. Por se tratar de soluções financeiras digitais, que utilizam da tecnologia para tornar os serviços financeiros mais transparentes, menos burocráticos e mais acessíveis, ligar essas utilidades a uma conta escrow, traria ainda mais vantagens para quem possui uma empresa digital e deseja negociar com segurança e sem se preocupar com os possíveis riscos.
Atrelando os serviços de uma fintech a uma conta escrow, que oferece a solução para os problemas de falta de crédito, garantias e dinheiro. A partir de uma fintech, ela poderá realizar a gestão da conta, administrando com clareza e responsabilidade, unindo a praticidade tecnológica para as atividades do mercado e também permitindo investimentos e negociações de alto valor em plena segurança.
Gostou do conteúdo? Então siga a Diletta nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Equipe Diletta