As instituições de pagamentos e bancos são essenciais para atender às atuais necessidades, mas há certas diferenças entre elas.
Os serviços inovadores estão tomando conta do mercado. O grande acesso à internet e o aumento da necessidade de as pessoas realizarem suas tarefas cotidianas onde estiverem, abriu um espaço para o crescimento de startups e empresas de tecnologia de todos os setores, que trazem soluções inovadoras que atendem essas necessidades.
Com isso, essas empresas em ascensão, em pouco tempo, já estão ocupando o lugar de grandes negócios, como as instituições bancárias mais tradicionais e conservadoras.
No setor financeiro houve grandes impactos com essa mudança e diversos termos começaram a surgir, como digital banking e fintechs, mas uma das maiores dúvidas de grande parte da população é saber diferenciar essas instituições financeiras, bancárias e de pagamentos.
O que é uma instituição financeira
Para identificar quais são as diferenças entre as instituições citadas acima, primeiro, é preciso entender o que cada uma delas faz.
As instituições financeiras, também conhecidas como FI, são como uma intermediação entre o cliente ou usuário e os serviços financeiros.
Elas permitem que as pessoas realizem transferências, pagamentos, compras, entre outros.
Alguns dos principais agentes para fazer isso são os bancos tradicionais, digitais e fintechs, que passaram a ser consideradas devido a uma resolução criada pelo Banco Central em 2018, de número 4.657.
No entanto, também é importante entender que fintechs são diferentes dos bancos tradicionais. Com uma junção de instituição financeira e tecnologia, elas são startups que utilizam ferramentas tecnológicas para oferecerem serviços financeiros aos seus clientes.
Sendo assim, esse conceito se refere a qualquer empresa digital que trabalhe com o objetivo de trazer soluções financeiras para o cotidiano dos seus clientes e usuários.
A principal diferença entre essas startups e os bancos digitais é que, como citado acima, o primeiro se envolve mais com a parte digital, sem precisar de uma agência física para isso.
Por esse motivo, consegue oferecer menos burocracia para seus clientes e usuários, além de mais agilidade e praticidade para realizar essas operações. Já os bancos tradicionais, precisam de uma agência, sendo mais burocrático para realizar alguns serviços e até mesmo maior custo, se comparado aos digitais.
Mas o que são instituições de pagamentos?
Diferente das instituições financeiras, as de pagamento oferecem serviços de compras, vendas e outras movimentações de recursos que são voltados para a realização de pagamentos.
No entanto, diferentemente das primeiras, elas não oferecem serviços de empréstimos ou financiamentos aos seus clientes.
Sendo assim, as Instituições de pagamentos permitem que seus usuários realizem essas operações sem que eles tenham um relacionamento com os bancos ou outras financeiras.
Com isso, esse modelo organizacional oferece como serviço saque ou aporte de recursos financeiros mantidos em contas de pagamento, gerenciamento da mesma, dentre tantos outros benefícios.
Gostaram do conteúdo? Então siga a Diletta nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre o desenvolvimento de bancos digitais através de uma White Label.
Equipe Diletta