6 vantagens de criar um banco digital direcionado ao seu mercado

Os bancos digitais vêm apresentando um enorme crescimento, principalmente, com a chegada de novas tecnologias e a utilização constante de smartphones. Por isso, o setor econômico também precisou se desenvolver para se adaptar ao mundo moderno. E isso, certamente, implica entender o público-alvo e criar um banco digital direcionado ao seu mercado. Veja as principais vantagens de um banco digital!

1. Suporte via Internet

É fato que um banco digital é muito mais popular entre os jovens. Dentre as vantagens frente aos tradicionais está, justamente, o vasto uso da tecnologia. 

Um banco digital anula a necessidade de ir às agências e aguardar horas para tirar dúvidas sobre suas contas bancárias ou mesmo solicitar um serviço financeiro. Tudo se resolve por aplicativos e plataformas online, cujos diferenciais são a segurança e a agilidade no atendimento. 

2. Gestão 360º sobre seus clientes

Um banco digital vem ao mercado com uma característica específica: não ter agências físicas. Com isso, a economia é garantida de diversas formas, desde o aluguel dos estabelecimentos, as contas de energia elétrica e de água, até a folha de pagamento para funcionários. 

Assim, um banco digital pode disponibilizar ao seu mercado uma gestão 360º sobre seus clientes como a isenção de anuidade e taxas de transferência eletrônica (DOC e TED), saques e depósitos gratuitos.

3. Praticidade e baixa burocracia

O processo usual para abrir conta em um banco tradicional é levar diversos documentos como RG, comprovante de residência e, eventualmente, telefone de alguma outra agência que você já seja usuário. Já um banco digital agiliza, exponencialmente, essa etapa. 

Atualmente, praticidade vem sendo a palavra de ordem. Para abrir uma conta em um banco digital, basta baixar o aplicativo da instituição ou acessar a plataforma online, preencher os dados pessoais, encaminhar fotos dos documentos e mandar para análise. Normalmente, dentro de, no máximo, dois dias, a conta já é liberada para o seu acesso.

banco-digital-direcionado-ao-seu-mercado

4. Serviços financeiros para seu ecossistema

Por exemplo, caso o seu “banco nichado” atenda a imobiliárias, poderá obter informações sobre o perfil e a situação financeira do corretor para personalizar os serviços de seu interesse. Também é fácil para a agência obter uma vantagem. A agência já possui um perfil pré-aprovado por um parceiro de negócios. 

Além dos corretores, os representantes e autônomos possuem iguais necessidades financeiras, mas nem sempre são facilmente localizados. Com poucas reservas e sem renda regular, esse cliente busca pagamentos rápidos e alternativas financeiras para ajudar a cobrir suas despesas mensais. 

Hoje em dia, as transações financeiras podem ser feitas, de maneira simples, por meio de aplicativos, como abertura de contas, pagamentos, empréstimo, antecipação de crédito, dentre outras.

Também nesta área estão os “bancos de nicho” criados dentro das empresas para servir os seus próprios ecossistemas. É concebido em soluções financeiras incorporadas personalizadas, finanças incorporadas, empresas com soluções específicas para públicos-alvo e problemas específicos. Eles são muito diferentes dos bancos que oferecem a mesma gama de produtos e serviços para todos os tipos de clientes.

5. Agilidade com a captação de clientes

As pessoas têm buscado praticidade para suas vidas. Atualmente, os brasileiros formam quase 80% da população na rede.

A maior parte delas executa as suas tarefas de forma digital. Ou seja, para comprar um produto, trabalhar, conversar com as pessoas que moram distante, dentre outros. Elas procuram plataformas que ofereçam uma interface gráfica de fácil entendimento e maior praticidade e agilidade para realizar essas atividades diárias.

Com isso, ao criar um banco digital direcionado ao seu mercado, você conseguirá voltar a atenção dessa parcela da população que pede processos mais ágeis e com menor burocracia, conseguindo melhorar a captação de clientes.

6. Lucro X Resultados

Ao realizarmos uma operação financeira, é cobrada uma taxa que chamamos Spread, um pequeno valor pago ao banco pelo serviço prestado. Deste modo, ter o seu banco digital direcionado ao seu mercado pode trazer lucros e resultados para sua empresa.

Com processos ágeis e práticos e menos burocracia, seu banco digital conquista a confiança dos clientes. Isso significa um número maior de usuários ativos operando no celular ou no computador via internet.

Assim, será cobrada essa taxa de Spread de todos os processos financeiros executados, o que, consequentemente, também aumentará os resultados e lucros para seu negócio.

Em suma, criar um banco digital direcionado ao seu mercado oferece vantagens como:

  • oferta de soluções mais completas;
  • otimização dos processos financeiros dos clientes;
  • diminuição dos custos para clientes com operações financeiras;
  • aumento nas taxas de atração e de retenção;
  • novas oportunidades de soluções ao seu portfólio de produtos e serviços;
  • maior poder de competitividade;
  • criação de uma nova fonte de receita para a sua empresa.

Como você pode ver, criar um banco digital direcionado ao seu mercado proporciona vantagens surpreendentes. Fale com a nossa equipe e solicite uma proposta!

Equipe Dilleta

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco