Empresas de todos os setores podem ter o seu próprio banco digital. Entenda!
Quando pensamos em qualquer operação financeira, logo vem a nossa mente empresas desse setor, como os bancos, por exemplo.
Para fazer pagamentos, transferências ou mesmo depósitos, precisamos ir a uma agência ou acessar o aplicativo do nosso banco pelo celular, ou o próprio site dele, dependendo do que precisa fazer.
Contudo, a tecnologia evolui a cada dia. Atualmente surgem muitas startups do setor financeiro, como o digital banking, para melhorar ainda mais a forma como realizamos nossos serviços financeiros.
Não é à toa que está havendo uma transformação digital nesse setor, como o PIX, por exemplo, que permite efetuar pagamentos e transferências de forma rápida, prática e gratuita, diretamente pelo seu celular.
No entanto, não é só ele que está transformando esse mercado. O setor financeiro está cada vez mais aberto a concorrências, mas será que são só bancos e instituições financeiras que podem realizar essas operações?
A evolução do setor bancário com os bancos digitais
Devido a algumas atrás as pessoas terem que realizar suas operações financeiras diretamente na agência dos seus bancos, quando o digital banking chegou ao mercado revolucionou o setor bancário e financeiro.
Eles trouxeram mais uma alternativa para realizar pagamentos e transferências: totalmente pelo seu celular.
Além disso, para abrir uma conta e se tornar cliente dessas agências e contas digitais, não precisa de tanta burocracia quanto os tradicionais, o que fez as pessoas aderirem ainda mais a essa nova forma de bancos.
Com isso, o digital banking, que trouxe uma maneira de oferecer serviços financeiros, está ajudando na transformação digital do setor bancário desde que se tornaram popularmente conhecidos.
Não é à toa que o maior banco digital do mundo, o Nubank, possui cerca de 30 milhões de usuários cadastrados, evoluindo suas operações financeiras a cada ano. Há pouco tempo, por exemplo, foi anunciado que eles vão lançar a opção de empréstimos também.
Por esse motivo, os digitais banking e as fintechs estão ganhando até mais espaço do que os tradicionais, principalmente no Brasil, mas é preciso ser desse setor para oferecer serviços financeiros?
Empresas que podem oferecer serviços financeiros
Com a evolução tecnológica, atualmente não são só os bancos digitais e tradicionais que podem oferecer serviços financeiros. Empresas de todos os setores e segmentos podem permitir que seus usuários possam realizar suas operações financeiras através de seu aplicativo, em um celular.
Negócios do setor alimentício já estão utilizando bastante essa tecnologia, onde os usuários podem colocar um valor e descontar da sua carteira quando for realizar o pedido, no entanto, muitos também passaram a oferecer outros serviços financeiros, como a transferência, onde o valor que não foi usado você pode transferir para sua conta bancária.
Outro segmento que tem utilizado muito isso é o varejo, principalmente as marketplaces. O Mercado Pago é um grande exemplo disso, onde criaram um aplicativo em que a pessoa pode depositar um valor e todo produto que ela comprar não só no Mercado Livre (loja oficial), mas também em qualquer outro estabelecimento (através de um cartão pré-pago).
O setor telefônico também está começando essa transformação digital. Há pouco tempo, a Claro lançou o Claro Pay, onde o usuário pode realizar pagamentos diretamente pelo aplicativo.
Como é possível oferecer serviços financeiros em uma empresa que não é do setor?
Com a transformação digital foram surgindo startups, como a Diletta Pay, onde oferece a oportunidade de empresas de todos os setores terem as suas próprias instituições financeiras digitais, também conhecidas como fintechs.
Com essa solução, seu negócio pode oferecer serviços financeiros para seus clientes e lucrar ainda mais, trazendo ótimos resultados!
Equipe Dilleta Pay