O pagamento por aproximação é um dos que mais crescem no país e possibilita efetuar a transação sem o contato com a maquininha
Cômodo e prático — assim poderíamos definir o pagamento por aproximação. Com o pagamento por aproximação, o cliente aproxima o cartão de crédito da maquininha que fará a transação e nem sequer precisa informar a senha para que o processo seja efetuado.
A forma de pagamento também é uma das mais dinâmicas do Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o número de transações feitas por aproximação aumentou sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento ganhou impulso em razão da pandemia, assim como pela capacidade de pagar por um produto ou serviço sem exposição às máquinas.
Vale complementar que para o pagamento por aproximação, além do cartão com a tecnologia contactless, muitos optam pela utilização do celular. Hoje em dia, a maior parte dos celulares contém a tecnologia NFC, possibilitando assim que o pagamento seja feito por meio do próprio aparelho, aproximando-o da maquininha do estabelecimento.
Seja com o cartão ou mesmo pelo aparelho celular, efetuar o pagamento por aproximação requer alguns cuidados. Acompanhe conosco e saiba como se proteger de eventuais fraudes.
Observe bem a distância entre o cartão/aparelho celular da maquininha
Graças à tecnologia contactless, os pagamentos podem ser feitos a uma distância máxima de 4 centímetros entre o cartão/aparelho celular e a maquininha. Portanto, você deve manter o cartão até que o valor da transação seja verificado. É importante observar que as compras por aproximação são limitadas a R$200 por transação. Para qualquer valor que venha ultrapassar essa marca, será solicitada uma senha. Cada cliente pode fazer até 5 pagamentos sem contato por dia.
Habitue-se a acompanhar o extrato de transações
Com a tecnologia e os aplicativos de cartão, assim como demais instituições financeiras, você não precisa aguardar a chegada de uma fatura para verificar as compras feitas no último mês. Aproveite esta comodidade para verificar periodicamente o seu extrato e certificar-se de que reconhece todas as transações.
Mantenha ativas as notificações dos aplicativos financeiros
Além de acompanhar seu extrato, você deve manter ativas as notificações dos aplicativos de finanças e se certificar sempre que uma nova compra for realizada. Deste modo, você pode identificar rapidamente as aquisições suspeitas e bloquear os cartões, se necessário.
Redobre a atenção ao seu cartão
A possibilidade de pagamento por aproximação confere também a necessidade de maior atenção. Atente-se sobre onde você costuma guardar o seu cartão, afinal, qualquer pessoa pode usá-lo sem sua permissão. Evite, inclusive, emprestar seu cartão a terceiros.
Em caso de roubo ou perda, bloqueie imediatamente o seu cartão
Outra recomendação primordial, além das já citadas, é a de bloquear o seu cartão imediatamente após um assalto, ou mesmo uma possível perda. Deste modo, você evita que sejam realizadas novas compras.
A Diletta Pay tem compromisso com a prevenção de fraudes em todos os aspectos do mercado financeiro.
Gostou do conteúdo? Então siga a Diletta Pay nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre segurança e bancos digitais!
Equipe Diletta Pay