Banco 3.0: conheça o futuro do mercado financeiro

A tecnologia é uma grande aliada do mercado financeiro e é o desenvolvimento do setor; saiba mais com a Diletta!

O contínuo desenvolvimento tecnológico e suas possibilidades ilimitadas ditaram as regras para diversos setores como bancos, escritórios e fintechs, pois os benefícios da transformação digital mudaram positivamente os cenários e contextos em que nos encontramos no dia a dia. Mas como o mercado fez parte desse desenvolvimento e visão de futuro? 

Entre as indústrias que buscam a adaptação tecnológica está o mercado financeiro, que está constantemente em busca de soluções inovadoras e até mesmo impensáveis. É o caso do Banco 3.0, que foge dos modelos tradicionais e consegue melhorar significativamente a experiência de seus clientes.

Para que você saiba mais sobre o Banco 3.0 e conheça o futuro do mercado financeiro, nós, do Diletta Pay, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

COMO A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA REVOLUCIONOU O MERCADO FINANCEIRO

A tecnologia contribuiu para muitos avanços nos mercados financeiros. As mudanças decorrentes do desenvolvimento da tecnologia crescem exponencialmente e é comum que essas inovações se tornem parte natural do nosso dia a dia. 

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, os usuários do setor financeiro já estão acostumados com o ritmo acelerado de soluções ponta a ponta e inovação do mercado. 

Graças aos avanços tecnológicos e à adoção de dispositivos móveis por grande parte da população, tem ficado cada vez mais fácil para eles realizarem suas tarefas, seja fazer compras, pedir comida e usar os serviços de um banco.

Muitas expectativas foram atendidas com o advento dos bancos digitais, e  o número de contas abertas aumenta a cada dia. Devido à praticidade, simplicidade e comodidade do banco digital com um aparelho que cabe na palma da mão, as pessoas estão utilizando cada vez mais suas funções. As transações bancárias realizadas com smartphones em todo o país chegaram a 67 bilhões, um crescimento de 28%

banco-3.0

BANCO DIGITAL VS BANCO TRADICIONAL

É importante lembrar as diferenças  entre as propostas oferecidas pelos bancos e suas diferentes formas. Neste caso, os bancos tradicionais, ou Bancos 1.0, são aqueles com agências físicas e controle total  sobre as informações de cada cliente. 

Por outro lado, o objetivo dos bancos digitais 2.0 e 3.0 era mudar essa realidade, oferecer soluções online e abandonar não só as agências físicas, mas também os pagamentos e burocracias que faziam parte do sistema tradicional. 

O surgimento do Open Banking também está diretamente relacionado às diversas possibilidades dos bancos digitais, pois permite que os clientes controlem todas as suas informações, o que aumenta a flexibilidade e praticidade para os usuários que desejam integrar suas informações com outros segmentos financeiros.

O BANCO 3.0

O mercado financeiro anda de mãos dadas com a inovação tecnológica. Obviamente, o investimento tecnológico é necessário para manter a relevância dos negócios. 

É claro que não há como escapar dessa revolução tecnológica nos mercados financeiros e na realidade onde o usuário e sua experiência estão no centro de tudo. Por isso, as empresas devem se adaptar, inovar e atualizar constantemente suas tecnologias e soluções para garantir o engajamento e a fidelização de sua base de clientes.

O Banco 3.0 pode ser considerado a evolução dos bancos digitais, pois visa simplificar a vida de seus clientes, oferecer serviços a preço reduzido – ou  mesmo sem taxas – garantir a segurança das informações e viabilizar diversos modelos de negócios não tradicionais. 

Isso se deve ao principal conceito do Banco 3.0: a capacidade de oferecer soluções personalizadas para cada cliente, já que a ideia é viabilizar serviços financeiros focados em nichos específicos de mercado. Mas como  pensar nessa forma diferente de aplicação? 

Já existem bancadas desenhadas para mercados específicos como indústria fonográfica, profissionais de vendas, entre outros. Dessa forma, o banco pode oferecer uma gestão financeira totalmente personalizada de acordo com o que os usuários pretendem utilizar. Portanto, as possibilidades de simplificar a demanda única da região são infinitas.

Agora que você sabe mais sobre Banco 3.0 e entende melhor o futuro do mercado financeiro, aproveite para conhecer a Diletta Pay Suite e entenda todas as suas vantagens.

Gostou deste conteúdo? Então, siga a Diletta Pay nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do setor!

Equipe Diletta Pay

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco