As Fintechs oferecem diversos serviços e estimularam uma mudança de paradigma em um mercado antes dominado por poucas marcas; saiba mais.
Como seria um mundo sem agências bancárias? Não existiriam longas filas para realizar um pagamento ou um depósito, e nem burocracias, já que tudo poderia ser resolvido com um simples clique em um telefone celular.
Neste cenário, você também poderia aumentar e diminuir o limite do seu cartão de crédito sem precisar falar com a gerência, tudo seria feito direto no aplicativo.
Para a preocupação dos bancos tradicionais, grandemente burocráticos, esse mundo sem a dependência de agências bancárias já existe. As empresas que oferecem os mesmos serviços com maior praticidade são chamadas de Fintech. Mas afinal, o que é uma Fintech?
As Fintechs são o resultado da 4ª revolução industrial que vem modificando e adaptando a maneira como executamos diversos serviços.
No setor manufatureiro, fábricas inteligentes já começam a produzir produtos customizados em larga escala sem a necessidade de armazéns. No mercado financeiro, essa revolução também mudou velhos conceitos e transformou o setor.
De modo a demonstrar como as Fintechs revolucionaram o mercado financeiro, nós, da Diletta Pay, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
UM POUCO MAIS SOBRE AS FINTECHS
A palavra Fintech tem sua origem a partir da combinação das palavras: finanças e tecnologia.
O termo serve para se referir a plataformas que simplificam serviços financeiros básicos, como transferência de dinheiro entre contas, pagamento de contas, solicitação de empréstimos e realização de PIX.
SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS FINTECHS
Algumas Fintechs se concentram em funções muito específicas, enquanto outras oferecem uma ampla gama de serviços.
Para te ajudar a entender melhor, nós separamos, dentre as soluções financeiras mais importantes, quais são as mais procuradas no mercado:
BANCOS DIGITAIS: Para simplificar os processos de compra e venda, as Fintechs oferecem, plataformas de bancos digitais white labels, maquininhas de cartão, cartões de crédito sem anuidade, entre outros. Essa é uma das características mais comuns das Fintechs.
CRÉDITO: Outro serviço responsável por popularizar muitas Fintechs é a concessão de empréstimos, com menos burocracia e taxas de juros menores como as empresas de CaaS (Credit as a Service).
GESTÃO FINANCEIRA: As Fintechs também são populares pelo conhecimento do mercado consumidor e pela gestão financeira. Nesse sentido, algumas empresas focam na formação e gestão financeira de pessoas físicas ou jurídicas.
INVESTIMENTOS: As Fintechs, com foco em investimento, trabalham com a administração de clientes e gerenciamento de capital, com uma abordagem semelhante às plataformas de gestão financeira.
SEGUROS: As Fintechs podem fornecer serviços de seguros, com mais facilidade e a um preço significativamente mais acessível do que as empresas tradicionais, também conhecidas como IaaS (Insurance as a Service).
CROWDFUNDING: Também conhecido como financiamento coletivo, o crowdfunding tornou-se uma tendência mundial. A busca por esse serviço incentivou as empresas a criarem plataformas para atrair investimentos para causas sociais ou projetos privados.
A REVOLUÇÃO DAS FINTECHS
O mundo está tendo que se adaptar às diversas mudanças políticas e sociais, com o mercado financeiro, não é diferente.
Com a inovação tecnológica constante, a economia mundial tem passado por um processo de transmutação, que chamamos de a 4ª revolução industrial. Este fenômeno promete mudar fundamentalmente a maneira como trabalhamos, vivemos e nos conectarmos uns com os outros.
No setor financeiro já notamos algumas características de tal revolução, como, por exemplo, a presença de bancos totalmente digitais, sem a necessidade de uma agência física e com as mesmas funcionalidades de um banco tradicional.
FINTECHS E O MARKETING 4.0
No final do século XVII, as máquinas a vapor foram as protagonistas do crescimento produtivo das fábricas, agora, os responsáveis por mudar radicalmente a aquisição de bens e a prestação de serviços são as plataformas digitais e os programas de automação
Neste tópico abordamos como o Marketing 4.0, descreve os atuais esforços dos empreendedores para atender um público cada vez mais exigente.
O conceito foi criado por Philip Kotler, uma das autoridades mais influentes do marketing moderno, e consiste na teoria de que processo de transformação digital não é exatamente novo, mas tem se tornado cada vez mais urgente para empresas de todos os segmentos.
Com a presença das fintechs crescendo no mercado, estamos caminhando para um mundo onde todas as transações financeiras são informatizadas.
FINTECHS X BANCOS TRADICIONAIS
Atualmente, os quatro maiores bancos do Brasil consolidam quase 80% do crédito disponível no mercado. Esse fato não costuma favorecer o consumidor, que muitas vezes fica refém dos produtos e serviços.
Tais instituições sempre foram consideradas invencíveis devido à sua enorme vida empresarial, mas as Fintechs estão provando que modelos de negócios inovadores podem fazer com que as menores empresas se sobressaiam às maiores.
É improvável que a tecnologia torne as instituições bancárias tradicionais obsoletas, como vem acontecendo com a indústria cinematográfica, e a indústria fonográfica. Entretanto, existem alguns estudos que apontam esse futuro para os bancos tradicionais.
Um relatório bancário do Goldman Sachs constatou que 33% dos jovens nascidos nos Estados Unidos, entre 1980 e 2000, já acreditavam que não precisam de uma conta bancária dentro de cinco anos.
Outro estudo realizado pela PwC (PricewaterhouseCoopers), concluiu que três em cada quatro bancos consideram o desenvolvimento de Fintech uma ameaça.
Com isso, podemos ver que o futuro é incerto, mas o lado bom é que independente do resultado, o consumidor vai ganhar essa discussão.
AFINAL, QUAIS AS VANTAGENS OFERECIDAS POR UMA FINTECH?
Ao contrário de muitos bancos tradicionais, as Fintechs facilitam a vida das pessoas ao permitir que resolvam problemas e utilizem serviços de forma rápida e segura.
Um banco tradicional exige que o cliente esteja presente no momento da abertura da conta, enquanto o mesmo processo em uma Fintech é muito mais prático, possibilitando abrir uma conta sem sair de casa, preenchendo apenas as informações mais importantes, como nome, CPF e RG.
As fintechs trazem diversas vantagens para o consumidor, podemos destacar:
Tecnologia: Quase tudo pode ser resolvido online, sem abdicar da segurança;
Praticidade: Menos burocracia, mais solução;
Preço acessível: As Fintechs tendem a oferecer serviços a um valor reduzido, sem comprometer a qualidade.
Quer ver um exemplo? Durante muito tempo, você teve que pagar uma comissão para investir na bolsa de valores. Com a chegada da Fintech e o desenvolvimento desse mercado, a mudança se tornou possível para que você não precise mais recolher essa taxa.
Agora você sabia que a sua empresa também pode se tornar uma Fintech?! Conheça o Diletta Pay e entenda todas as vantagens de ter um banco digital white label próprio.
Gostou deste conteúdo? Então, siga a Diletta Pay nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do setor!
Equipe Diletta Pay