O mercado de fintechs foi um dos que mais atraíram investimentos estrangeiros, impulsionado pela inovação e introdução de novas tecnologias
O ano de 2021 foi excepcional para as startups internacionais. Elas receberam muitos investimentos e estes chegaram a passar a barreira dos US$ 9 bilhões. O ano de 2022 deverá sustentar essa ascensão. Somente no início deste ano, os reflexos positivos já foram sentidos e o mercado das fintechs é um dos que mais receberam investimentos.
O universo das fintechs traz consigo a inovação, bem como a inserção de novas tecnologias. Esse ambiente costuma atrair aqueles que têm foco em diversificar o padrão de investimento, visando alguma diferenciação.
Acompanhe conosco e entenda como a correção dos valuations atrai o investidor estrangeiro em fintechs!
Um pouco mais sobre as fintechs
As fintechs vêm exercendo um exponencial protagonismo no mercado financeiro. Ao proporcionarem operações financeiras ágeis, em tempo real e menos burocráticas, estão assumindo uma posição até então ocupada por grandes instituições bancárias tradicionais.
Empresas de todos os setores descobrem que podem crescer fortemente neste segmento. Prova disso é o número de bancos e carteiras digitais surgindo nos mais diversos setores. Isso porque o digital está sempre presente no dia a dia dos brasileiros e são necessárias soluções advindas desse mercado, como aplicativos de banco digital e compras online, para atender a todas as necessidades.
Atrair investimentos em sua startup
Para atrair os investimentos em uma startup, os brasileiros buscam por ideias que confiram inovação, de modo a estimular os investidores estrangeiros a investirem capital. Dito isto, alguns aspectos devem ser considerados, visando garantir maiores chances de sucesso.
A própria internet pode colaborar muito no início do projeto como um todo. A busca de um nome é um fator muito importante, afinal, como ele poderá chamar a atenção dos investidores?
Um projeto em que estejam inseridos todos os principais elementos também é um ponto importante. Assim, o investidor já conseguirá tomar a sua decisão.
Com essas informações em mente, os empresários do Brasil procuram trabalhar a diferenciação dos modelos de negócios, aproveitando ao máximo a efervescência dos investimentos de capital estrangeiro.
Todavia, há outro aspecto que atrai investidores estrangeiros: a correção dos valuations.
Como a correção dos valuations atrai o investidor estrangeiro em fintechs?
A correção dos valuations renova o desejo do investidor estrangeiro por startups brasileiras, principalmente pelas que geram dados, como as fintechs. Vem acontecendo um ajuste de preços em todo o mundo, devido ao reequilíbrio do momento atravessado com esses dois anos de pandemia de COVID-19. Esse reajuste é visto positivamente, afinal, evita a formação das chamadas bolhas.
É de suma importância observar que, embora tenha ocorrido uma pequena redução no primeiro trimestre, essa correção é válida, visto que os investimentos vêm apresentando um recorde em nível mundial.
Uma fintech é regulada. E o avanço da regulação, especialmente no Brasil, é muito bem gerida. Esse momento, chamado anticíclico, permite que, com a re-precificação, encontrem-se ativos, com a valorização adequada ao momento vivido pela organização.
É válido complementar também que os investimentos de capital de risco não são mais marginais, ou seja, cada investidor deve ter uma parte de sua carteira em ativos mais arriscados.
E você, já pensou em transformar a sua empresa em uma fintech? Conheça o Diletta Pay e entenda como a nossa plataforma vem revolucionando o mercado transformando empresas de TODOS os segmentos em fintechs.
Equipe Diletta Pay