O futuro é agora e a realidade de todas as organizações mostram isso. O Core Banking, aplicado aos principais bancos ao redor do globo, revolucionou o presente.
O que é o Core Banking
O Core Banking está mudando a realidade dos maiores bancos do mundo. Vem sendo cada vez mais utilizado por fintechs e instituições financeiras em diversos aspectos para se diferenciarem nos mercados financeiros.
É um sistema back-end que lida com as transações bancárias. Por meio dele, módulos como TED, Documentação, Contas-correntes, Crédito, Tesouraria, Gestão de Riscos e PIX podem ser disponibilizados, dependendo da complexidade e necessidade de escala da organização em questão.
Instituições que podem utilizar o Core Banking
Além dos bancos tradicionais que evoluíram nas últimas décadas com base em uma estrutura de Core Banking forte e segura, fintechs, cooperativas e empresas de todos os setores podem alavancar essa solução para criar soluções bancárias inovadoras e ofertas personalizadas de acordo com seus objetivos.
O processo de Open Banking e Transformação Digital que vem ocorrendo nos últimos anos é decisivo para essa revolução financeira que está ocorrendo no Brasil. Empresas como Nubank, Digio, C6 e até varejo ou outras têm se beneficiado da digitalização bancária para entrar no mercado que democratizou serviços para pessoas de baixa renda e aumentou a concorrência.
O sistema Core Banking é benefício em todos os aspectos
O Core Banking é um sistema que gera benefícios tanto para as empresas que o adotam como para os clientes que o utilizam. Para as empresas, o Core Banking é um fator importante na prestação de serviços financeiros, com segurança e flexibilidade, de acordo com os regulamentos do Bacen. Isso reduz os custos operacionais, facilita a abertura de contas, melhora a retenção de clientes e otimiza o gerenciamento dos documentos.
Por sua vez, aos clientes, o sistema Core Banking simplifica os serviços financeiros, aumenta a transparência das informações e amplia a gama de produtos. O Core Banking oferece, inclusive, uma maior flexibilidade, ampla liberdade de acesso de qualquer lugar, disponibilidade 24 horas, segurança e ofertas e vantagens personalizadas.
Afinal, como optar pelo melhor Core Banking para a minha organização?
Ao selecionar uma nova estrutura de Core Banking, é importante que o contratante atenda aos detalhes e objetivos específicos do seu negócio, esteja consolidado no mercado com cases comprovados e integrados com SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Verifique também se a estrutura está na nuvem, tem APIs abertas, é escalável, suporta grandes volumes de processamento e fornece os módulos necessários para impulsionar seus negócios, incluindo gerenciamento de riscos e regulamentação.
Agora que você conhece mais sobre o que é e como atua o sistema Core Banking, poderá realizar as suas escolhas com muito mais tranquilidade. E se você busca soluções em tecnologia de pagamentos, fale com a gente!
Equipe Dilleta Pay