A Inteligência Artificial (IA), é um recurso que está em alta e crescendo cada vez mais. Ela envolve diversas tecnologias, como algoritmos, sistemas de aprendizado, redes neurais artificiais, dentre outras simulações relacionadas à inteligência humana.
Esse conceito está relacionado ao fato das soluções tecnológicas serem capazes de desenvolverem atividades de maneira inteligente, além de poderem aprender sozinhas, a partir de sistemas de aprendizado que fazem a análise de grandes volumes de dados, ampliando a carga de conhecimento.
Por ser um campo da ciência, tem o propósito de estudar e desenvolver máquinas que realizam atividades humanas de forma autônoma, ou seja, sem precisarem ser comandadas. Também está relacionada ao reconhecimento de voz e de visão, a robótica e ao Machine Learning (Aprendizado de Máquina).
Com isso, a IA beneficia diversas áreas, uma delas é a de redução de fraudes bancárias.
Segundo estudo realizado pela NVIDIA em 2022, chamado de “State of AI in Financial Services”, que descreve o crescimento da adesão de IA nos mercados de capitais, bancos de varejo e empresas de investimento, 78% dos profissionais de serviços financeiros afirmam usar a computação acelerada para oferecer aplicações habilitadas para IA a partir de machine learning, deep learning ou por computação de alto desempenho.
Além disso, no ano de 2020, foram processadas globalmente mais de 70 bilhões de transações de pagamentos em tempo real. Isso mostra que, cada vez mais, as instituições financeiras necessitam de sistemas muito bem desenvolvidos para evitar fraudes e reduzir custos.
Por isso, a pesquisa mostra que o principal caso de uso de IA em todos os entrevistados foi a de detecção de fraudes de pagamentos e transações, somando 31%, ficando na frente de IA conversacional com 28%, e de negociação algorítmica com 27%.
Em conjunto a isso, também foi apontado que a aplicação de IA para detecção de fraudes, obteve um aumento de pelo menos 300% e nove dos 13 casos de uso são utilizados por mais de 15% das empresas que prestam serviços financeiros, ao mesmo tempo que, nenhum dos casos de uso ultrapassou essa marca no último ano.
Dessa forma, 47% dos profissionais de serviços financeiros afirmaram que a IA possibilita modelos mais precisos para aplicações, como é o caso da detecção de fraudes. Os entrevistados ressaltaram os principais benefícios da Inteligência Artificial na geração de modelos mais assertivos, proporcionando uma melhor experiência ao cliente e gerando uma vantagem competitiva.
Entenda como a Inteligência Artificial ajuda na redução das fraudes
A Inteligência Artificial tem um papel importante no combate às fraudes bancárias e outros movimentos suspeitos, dessa maneira, colabora aumentando a segmentação dos clientes e proporcionando uma melhor qualidade aos dados que mostram o comportamento do usuário.
Assim, o sistema é capaz de identificar movimentações fora do comum, enquanto a IA age automaticamente combatendo as ações inadequadas, de forma a proteger as contas e cadastros dos clientes.
Portanto, a Inteligência Artificial trabalha a partir das análises de transações e comportamentos padronizados, identificando uma fraude na operação, falhas no processo, perdas financeiras, dentre outras ações indevidas no sistema financeiro. Com isso, identifica movimentos suspeitos em questão de segundos e colabora para a melhora da experiência dos usuários, dispensando a necessidade de trocar senhas ou bloquear cartões na instituição financeira.
Equipe Diletta