As empresas estão cada vez mais se aderindo ao fenômeno das fintechs, ampliando as oportunidades de receita através da oferta de serviços financeiros digitais, gerando uma cadeia de valor em que todos os envolvidos são beneficiados.
Flexibilidade, fluxos de pagamento mais simples a baixo custo de operação e mais segurança, são algumas das vantagens que as empresas têm ao introduzir fintechs às suas ofertas tradicionais.
Dessa forma, empresas inseridas nesse modelo podem oferecer uma conta digital própria, cartão de crédito pré-pago, emissão e pagamento de boletos, Pix, envio de TED, ou seja, uma conta digital dentro de um banco com a marca da sua empresa.
Tudo isso é possível através das soluções white label, que motivam essa evolução, possibilitando que, a identidade da empresa como papel principal na oferta de serviços financeiros digitais, seja mantida. Sendo que, o gerenciamento dos ambientes regulatórios é de responsabilidade dos fornecedores, facilitando ainda mais a criação destas plataformas para as empresas.
Essa forma de investimento apresenta-se como a melhor maneira de agregar serviços financeiros digitais ao sistema de forma ágil e segura, afirmando modelos de negócios sem arcar com altos custos.
Quer saber como fazer para oferecer serviços financeiros digitais de forma simples e acessível? Primeiro é preciso entender sobre o Banking as a Service.
O que é o Banking as a Service?
O BaaS, ou Banking as a Service, é um conceito que viabiliza a oferta e produtos financeiros de acordo com as necessidades e demandas de cada cliente, até mesmo por empresas que não estão inseridas nesse setor.
Dessa forma, com o BaaS, é possível que os negócios que não são necessariamente do meio financeiro, possam utilizar para consumo próprio, podendo oferecer para o seu público soluções como cartões de crédito e débito, boletos, contas de pagamento e cartões pré-pagos, relacionados à própria marca.
Assim, não necessitam de um banco tradicional e nem tornar-se um banco de fato para obter o serviço, mas sim, é assegurado por instituições financeiras e fintechs para as empresas a partir de APIs (Application Programing Interface). Para entender melhor, as APIs são conjuntos de padrões de programação e de instruções que interligam um ponto a outro.
Com isso, as aplicações são encarregadas de fazer a ligação entre o desenvolvedor do sistema e a empresa que prestará os serviços financeiros.
Dessa maneira, será aplicada a API que atenda da melhor forma as necessidades dos clientes e do negócio que deseja trabalhar com o BaaS, integrando a solução escolhida ao sistema.
Por isso, é preciso que haja um banco intermediando o processo, já que tudo já vem pré-estabelecido e regulamentado pelo desenvolvedor da API.
Outro fator, é que as soluções protegem a empresa e seus clientes, já que as operações são totalmente seguras.
Portanto, proporcionar as soluções BaaS por meio das APIs disponibilizadas pelas fintechs aos seus clientes, os ausentam da preocupação com regulamentações e no seu desenvolvimento, já que esses fatores já vem bem estabelecidos.
De forma que, empresas de qualquer segmento possam trabalhar com serviços bancários, sem precisar se tornar uma instituição financeira e, mantendo assim, o foco do negócio.
Como oferecer serviços financeiros digitais da melhor forma
Sem dúvidas a melhor maneira de garantir uma oferta de banking é através de uma plataforma White Label. Essa solução possibilita que outras empresas usufruam a tecnologia disponibilizada pelo desenvolvedor, elaborando plataformas com sua própria marca.
Com isso, a empresa interessada possui a vantagem de obter apenas as soluções que desejar e que forem de seu interesse, já que as aplicações do BaaS são realizadas por APIs.
Adquirindo a API pertinente somente ao produto desejado, não há perda de tempo com desenvolvimento e implementação, tendo em vista que a solução já está desenvolvida.
Também há a vantagem de não haver a necessidade de contratar e manter uma equipe própria com a finalidade de manutenção e criação das soluções.
Para completar, é importante ressaltar que não será necessário se preocupar com as questões regulatórias e de segurança, que são previamente tratadas pela Instituição de Pagamento responsável.
Vantagens do BaaS
A solução BaaS está diretamente ligada à era da transformação digital, em que, a maioria das empresas estão vivenciando, vindo ao encontro do novo comportamento dos consumidores. Esses fatores, aumentam as chances de novos negócios e de lucratividade aos envolvidos.
Atrelado a isso, as pessoas estão cada vez mais buscando por serviços financeiros menos burocráticos e mais acessíveis, fazendo com que crescesse o número de abertura de contas.
A principal vantagem, para os clientes, é obter serviços e produtos financeiros que sanem as suas necessidades de forma eficiente, prática e com custos reduzidos, atendendo todas as suas expectativas.
Do outro lado, as empresas também contam com inúmeras vantagens, como atendimento de forma personalizada, aproximando e estreitando o relacionamento com os clientes, aumentando as taxas de fidelização, melhoria da gestão financeira interna, como tarefas ligadas ao processamento de pagamentos a colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios, aumento de soluções ao portfólio de produtos e serviços, atraindo novos clientes.
Equipe Diletta