Os bancos digitais estão em constante crescimento e cada vez mais populares. Entenda como está sua utilização pelos brasileiros!
Devido ao avanço da tecnologia, diversos setores e atividades estão sendo afetados, e uma dessas mudanças está atrelada ao mercado financeiro. Na última década, houve um grande aumento nas vendas de smartphones e um crescimento na utilização da internet. Com isso, ao mesmo tempo, está havendo uma grande digitalização de algumas atividades.
Atualmente, para uma pessoa fazer uma compra online, não é mais necessário estar perto de um computador com acesso à internet, basta estar com um smartphone conectado e acessar o aplicativo do e-commerce para escolher seu produto.
Todas essas mudanças abriram oportunidades para outros negócios crescerem e se digitalizarem, como o mercado financeiro, através de bancos digitais e fintechs. Só entre 2017 e 2018, por exemplo, esse nicho obteve uma alta de 147%.
Assim, muitas instituições financeiras estão se destacando, mas por que isso está acontecendo e como está a utilização dos bancos digitais pelos brasileiros?
Os bancos digitais estão trazendo segurança e praticidade
Diferente das instituições tradicionais, os bancos digitais não precisam de um lugar físico, como uma agência bancária para funcionar, podendo resolver tudo de forma totalmente online.
Com isso, para uma pessoa abrir uma conta, não é necessária toda a burocracia de levar os documentos até o local, podendo ser entregues virtualmente, anexando no próprio aplicativo do digital banking.
Para deixar tudo ainda mais seguro, essas instituições financeiras trazem uma criptografia assimétrica que, mesmo no computador mais potente, demoraria anos para quebrar e hackear.
Além disso, elas também trazem praticidade para todas as operações, visto que os clientes e usuários podem realizá-las de maneira totalmente online, através de um dispositivo que cabe no seu bolso e na palma da sua mão.
Dessa forma, podemos dizer que esses bancos digitais se destacam pela facilidade na abertura de conta, pela escalabilidade e, principalmente, por suprir as necessidades que até então eram negligenciadas por instituições tradicionais, mas como está a adesão dessa tecnologia pelos brasileiros?
O crescimento da utilização de bancos digitais
Com toda essa facilidade e praticidade para utilizar essas plataformas digitais, está havendo um grande crescimento do digital banking entre os usuários. Um levantamento, por exemplo, mostrou que no ano de 2020, 25% dos brasileiros abriram contas em bancos, sendo a maioria em fintechs.
Nesse levantamento, duas mil pessoas foram entrevistadas. Três em cada 4 pessoas afirmaram ter contas em bancos, e 70% delas sendo em um digital. Ao final dessa pesquisa, foi possível constatar que 62% dos entrevistados preferem fintechs.
Equipe Diletta