Open banking vs pagamentos instantâneos.

O Open Banking e os pagamentos instantâneos são essenciais para trazer mais praticidade e agilidade nas operações financeiras!

No final de 2020, os pagamentos instantâneos se tornaram uma realidade para a maioria das pessoas.

O PIX trouxe muito mais praticidade para as pessoas realizarem transferências e pagarem suas compras e contas, visto que muitos comércios já estão aderindo a essa solução, inclusive os digitais.

Essa tecnologia trouxe bastante inovação, pois, apesar de já existirem pagamentos por aproximação de cartão e transferências gratuitas, ela proporcionou que as pessoas fizessem essa operação em poucos segundos, através do seu dispositivo móvel, e o que antes só podia ser feito em horário comercial, agora pode a qualquer hora do dia.

Por que isso é importante? Porque as pessoas querem cada vez mais praticidade e agilidade, podendo realizar seus serviços financeiros a qualquer momento do dia e a qualquer dia da semana. Quer um exemplo?

Imagine a seguinte situação: É 23 horas, você está em sua casa, navegando pela internet, quando vê uma passagem de avião para o lugar que mais queria ir com a sua família nas férias pela metade do preço.

No entanto, o site só aceita cartão de crédito, e o seu limite já está estourado, afinal, é fim do mês e a fatura já fechou.

Nesse momento, você se lembra de que tem saldo na sua conta que pode comprar essas passagens e um cartão de crédito pré-pago, mas como colocará o saldo nele, afinal, já são mais de 23 horas e os bancos já não liberam mais operações financeiras, como transferências.

Com isso, o PIX pode te ajudar. Caso não tenha na loja uma opção específica para ele, você pode utilizar essa solução para transferir, em instantes, o saldo para o seu cartão e efetuar a sua compra.

Contudo, pela sua agilidade e praticidade, muitos negócios já estão adotando essa tecnologia como forma de pagamento.

Além disso, outra tecnologia que ajuda bastante as pessoas nas suas compras é o Open Banking, mas quais são as diferenças entre essas duas soluções?

O que é Open Banking?

Conhecido também como Banco Aberto, em sua tradução para o português, essa tecnologia é um termo da área de serviço financeiro que permite o compartilhamento de dados bancários com uma empresa, mas não se assuste, vamos explicar.

Através de uma API totalmente segura, essa solução visa integrar os bancos e as empresas, para que esses possam compartilhar dados, com o objetivo de facilitar operações financeiras dos seus clientes, mas como isso funciona? Mediante a autorização do usuário.

Você já precisou entrar em um site através da sua conta do Facebook? Se sim, já percebeu que para esse compartilhamento de dados acontecer, é preciso de uma autorização sua, certo? Há um direcionamento para uma página, onde deve clicar no botão permitir.

O conceito do Open Banking é quase igual, mas há maior segurança, através de criptografias avançadas que protegem seus dados de forma bem mais eficiente.

Desse modo, imagine a mesma situação citada acima, no entanto, um pouco diferente. A diferença é que você tem o saldo na sua conta, mas não tem um cartão de crédito pré-pago.

No entanto, a loja tem um sistema de integração com o seu banco. Assim, através da sua plataforma bancária, autoriza o compartilhamento dos seus dados.

Com isso, na plataforma em que você está realizando sua compra, terá acesso aos seus dados, como o saldo, onde, na hora em que finalizar o carrinho, vai descontar diretamente do seu banco, como um débito automático.

Trazendo segurança, agilidade e praticidade, essa é uma ótima solução para realizar pagamentos online, mas qual é o mais indicado: O Open Banking ou o PIX?

Open Banking vs Pagamentos instantâneos

Para entender melhor sobre isso, é importante saber que os pagamentos instantâneos e os sistemas bancários abertos são soluções diferentes.

Por esse motivo, não podem ser comparáveis, visto que uma delas integra o sistema com outras empresas, permitindo que as pessoas façam compras descontado diretamente do seu saldo, através de uma plataforma do negócio, e a outra oferece um sistema de pagamento que pode ser realizado para qualquer um, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Sendo assim, as duas tecnologias são muito boas, trazendo bastante praticidade, agilidade e segurança para suas operações financeiras.

Equipe Diletta

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco