As principais diferenças entre o digital bank e internet banking está na burocracia e serviços oferecidos!
Os bancos digitais estão cada vez mais em alta nos últimos anos. Para ter uma ideia desse crescimento, de acordo com um relatório realizado pela UBS Evidence Lab mostrou que essas instituições financeiras possuíam 48% de contas bancárias registradas no mundo, enquanto as dos grandes bancos eram de 52%.
Já no ano passado, essa situação inverteu, colocando os digitais banking como os maiores números de contas registrada, ou seja, 52%.
No entanto, muitos ainda ficam em dúvida sobre o que é o banco digital e o internet banking. Apesar de serem bem parecidos, existem certas diferenças.
O que é um banco digital?
Para definir qual a diferença entre às duas instituições, primeiro é preciso definir o que é cada um deles.
O banco digital, está se popularizando desde a década passada, quando startups começaram a desenvolver instituições financeiras que funcionam de forma totalmente digital, podendo realizar suas operações através do seu dispositivo móvel.
Com isso, você não precisa ir em uma agência para realizar suas transações, o que traz muito mais praticidade e agilidade para seu dia a dia.
Além disso, as contas em bancos digitais oferecem menos burocracia, podendo mandar a documentação através do aplicativo, o que faz muitas pessoas quererem aderir a essa tecnologia.
Assim, as agências desses sistemas também são totalmente digitais, diferente do internet banking.
O que é um internet banking?
O internet banking também permite realizar operações financeiras diretamente pelo app ou site do banco, no entanto, diferente dos bancos digitais, eles são de instituições tradicionais, com bastante burocracia para abrir conta.
Para ter uma ideia de quanto é burocrático, mesmo permitindo que a conta seja aberta através do aplicativo, ainda é preciso levar os documentos até uma agência física para confirmar e finalizar a abertura.
Com isso, a pessoa precisa se locomover até o local, que só fica aberto de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou seja, caso esteja fazendo algo, como trabalhando, precisará separar um dia para ir à agência e finalizar a abertura, podendo precisar largar algumas tarefas importantes para se locomover até lá, o que pode acabar prejudicando significativamente a pessoa.
Além disso, por conter agências físicas, as taxas para realizar as operações financeiras são bem maiores, o que deixa uma simples transferência, por exemplo, mais cara.
Outro ponto importante que devemos colocar é que esses tipos de banco também podem não realizar todos os tipos de transações, precisando ir até à agência em alguns casos.
Banco digital ou internet banking, qual é melhor?
Após entender a diferença entre digital bank e internet banking, para saber qual é melhor é preciso analisar a sua necessidade e a praticidade que quer ter ao realizar suas operações financeiras.
A principal diferença entre digital bank e internet banking é que você não precisa ter uma instituição financeira para desenvolver o seu banco digital, podendo estar em qualquer segmento, seja alimentação, telefonia, entre outros.
Basta contratar uma White Label que ofereça uma ótima e segura plataforma que você consegue oferecer os melhores serviços para seus clientes.
Com isso, você acaba obtendo ainda mais lucros para sua empresa e diminuindo custos, uma vez que você também pode realizar suas operações através de sua própria plataforma, sem precisar pagar taxas com isso!
Gostou do conteúdo? Então siga a Diletta nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para você ter o melhor banco digital na sua empresa!
Equipe Diletta