Bancos digitais: são o futuro do sistema bancário brasileiro?

Os bancos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e estão mudando o sistema bancário brasileiro. Entenda!

Os bancos digitais estão crescendo a cada dia, principalmente no Brasil, onde temos o maior do mundo, o Nubank. O número de usuários e clientes cadastrados nessas novas instituições financeiras online já chegou a mais de 40 milhões, somente no país.

A tendência é que esse número continue aumentando, uma vez que pessoas de todas as idades estão cada vez mais aderindo às novas tecnologias. No entanto, apesar de o número estar crescendo a cada ano, dando um salto de 147% apenas entre os anos de 2017 e 2018, muitas pessoas ainda estão preferindo os bancos tradicionais, acreditando serem mais seguros.

Tendo isso em vista, a pergunta que não quer calar na mente de muitas pessoas é: qual o futuro do sistema bancário brasileiro? Ele realmente está nas mãos dos bancos digitais, como muitos dizem?

Uma gestão completa na palma da sua mão

O conceito de bancos digitais, que começaram a fazer bastante sucesso na última década, começou com o internet banking. Para trazer mais facilidade e agilidade para seus clientes conseguirem realizar suas operações financeiras, os bancos tradicionais começaram a oferecer serviços por sites e aplicativos mobile, o que no início ajudou bastante, mas forneciam uma gestão parcial da conta, onde muitas coisas ainda precisavam ser feitas em uma agência.

Com o passar do tempo, algumas instituições perceberam o quanto o uso de aplicativos mobiles para realizar as operações financeiras poderiam reduzir a burocracia e gerar ainda mais resultados. Bancos tradicionais como Itaú passaram a desenvolver sua plataforma online e o conceito de banco digital foi crescendo ainda mais, ganhando diversos grandes investidores, que chegou a mais de 19,6 bilhões de investimento no setor, somente no ano de 2019.

Com isso, a gestão das contas que era apenas parcial, onde as pessoas podiam pedir para abrir uma conta corrente (mas ainda precisavam levar as documentações), a transferência, entre outros serviços, passou a ter uma gestão completa, onde a documentação pode ser enviada através do próprio aplicativo, as transferências são mais rápidas e até dá para solicitar cartões de crédito de forma virtual.

Com isso, as startups e fintechs também começaram a entrar nesse mercado, trazendo ainda mais vantagens. Seus bancos digitais começaram a oferecer ainda menos burocracias, taxas mais baixas e mais agilidade na transferência, o que revolucionou o sistema bancário brasileiro e tornaram essas novas instituições ainda maiores.

Mas como eles estão contribuindo para o futuro do sistema bancário brasileiro?

Há alguns anos, antes de existir o internet banking ou o digital banking, para as pessoas realizarem operações financeiras como pagar uma conta, fazer transferência, pedir cartão de crédito ou realizar investimentos, era necessário ir até uma agência bancária. Isso demandava bastante tempo, com a demora do atendimento. Tempo este que muitos não tinham. Além de ter gasto com a locomoção até lá.

Com a evolução tecnológica e a adesão dos dispositivos móveis por grande parte da população (só no Brasil, são cerca de 234 milhões, mais de um por pessoa), elas começaram a ter ainda mais facilidade para realizar suas tarefas, seja compras, pedir comida ou mesmo ter uma agenda com uma assistente virtual, o que fez com que elas quisessem ainda mais praticidade e agilidade em outros setores também, um deles era o sistema bancário brasileiro.

Com o surgimento dos bancos digitais, muitas expectativas foram atendidas, e todos os dias o número de contas abertas cresce. Um estudo da Federação Brasileira de Bancos, a FEBRAN, revelou que cerca de 60% das transações bancárias efetuadas em nosso país, são feitas através de um dispositivo móvel ou um computador.

Como resultado da praticidade, facilidade e conveniência em usar o banco digital através de um dispositivo que cabe na palma de sua mão, as pessoas estão utilizando cada vez mais suas funções. Isso também pode ser visto em um aumento de 80% entre as movimentações financeiras realizadas através do celular, no ano de 2018.

Esse número está crescendo e evoluindo o sistema bancário brasileiro e, por mais que algumas pessoas ainda estejam com um “pé atrás” em utilizar essa tecnologia, as plataformas que temos hoje estão se tornando ainda mais seguras e caindo no gosto popular. 

Com tecnologias sendo implementadas a eles a cada ano, como o open banking e o PIX, os bancos digitais estão sim se tornando o futuro do sistema bancário brasileiro e sua empresa pode fazer parte dessa evolução!

Equipe Diletta

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco