Bancos digitais: um mercado em pleno crescimento!

Entenda como o crescimento dos bancos digitais está a pleno vapor e como isso está moldando o mercado financeiro!

Nos últimos anos, vimos uma grande expansão dos bancos digitais no Brasil e no mundo. Já são dezenas de instituições financeiras digitais no nosso país, que somam mais de 44 milhões de usuários cadastrados. Esses números têm crescido a cada dia, mas não é de hoje que isso vem acontecendo.

Segundo um relatório encomendado pela BoostLAB, o hub de negócios do BTG Pactual para empresas tecnológicas, divulgado no dia 8 de janeiro de 2020, entre os anos de 2017 e 2018, houve um crescimento de 147% e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

Considerado o maior banco digital não só do Brasil, mas do mundo, o Nubank, no mês em que foi divulgado o relatório, contratou uma equipe de projetos para reforçar sua equipe de engenharia de software e teve ótimos resultados com isso.

Quando foi realizada a contratação, o número de usuários cadastrados na instituição financeira era de 20 milhões e em um período de nove meses, houve um crescimento de 10 milhões de clientes, ou seja, 50%.

Toda essa aderência das pessoas às novas plataformas digitais se deve a diversos fatores, mas quais são os principais deles?

Menos burocracia para a abertura de contas

Um dos principais motivos de muitos usuários aderirem aos bancos digitais é que eles possuem muito menos burocracia do que os tradicionais. Para abrir conta em uma instituição financeira física, é preciso se deslocar até uma agência com todos os documentos, falar com o gerente e realizar a abertura da conta.

Já com as fintechs, isso é diferente. Para abrir uma conta digital, o usuário precisa apenas baixar o aplicativo e enviar seus documentos através do próprio app do digital banking, o que traz muito mais facilidade e agilidade para os clientes, se tornando uma parte essencial para o crescimento dos bancos digitais.

Opções de crédito facilitada

Outro grande motivo para que o crescimento dos bancos digitais é o crédito facilitado. Como citado acima, existem muitas burocracias nas instituições financeiras tradicionais, o que pode acabar dificultando a adesão ao cartão de crédito, uma vez que existem taxas de anuidades e juros altíssimos.

Já nos digitais banking, a opção de crédito, apesar de ter a mesma burocracia para pedir (consulta de nome), em muitos não possui anuidade e as taxas de juros são mais baixas do que nos bancos tradicionais.

Maior facilidade e praticidade nas transações

Uma das melhores coisas de um banco digital, que ajuda na adesão dos usuários e no seu crescimento, é a facilidade e praticidade para os clientes realizarem suas operações.

A cada dia que passa, nosso cotidiano fica ainda mais corrido. São muitas coisas que precisam ser resolvidas diariamente e, com isso, algumas acabam ficando esquecidas ou difíceis de serem feitas. Por isso, quanto mais praticidade para resolver algumas tarefas, melhor.

Um dos principais motivos para o crescimento dos bancos digitais é que eles permitem realizar todas as transações financeiras totalmente online e segura, precisando apenas de um dispositivo celular conectado à internet.

Isso traz muito mais facilidade, não precisando a pessoa se locomover até uma agência física para realizá-las, o que ajuda no número de adesão dos usuários. Não é à toa que o número de clientes realizando operações financeiras online cresce a cada dia.

O PIX vai ajudar ainda mais no crescimento dos bancos digitais

Com a nova tecnologia PIX, o crescimento dos clientes e usuários nos bancos digitais aumentarão. Utilizando os dispositivos para realizar suas operações financeiras com muito mais rapidez e com custos muito baixos, ela traz ótimas vantagens e vai ajudar ainda mais os bancos digitais a crescerem.

Equipe Diletta

Como ter um banco digital
BaaS e SaaS
Infográfico Benefícios em se tornar uma Fintech
Ebook Banco Digital

Fale Conosco